Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Horácio Wanderlei Rodrigues

Membros
  • Total de itens

    1
  • Registrou-se em

  • Última visita

Posts postados por Horácio Wanderlei Rodrigues

  1. USANDO TOKEN E CERTIFICADO DIGITAL NO MAC COM IOS CATALINA - TEIMOSIA ÀS VEZES AJUDA!

    Comprei o Certifica Digital da OAB e o Token. O problema é que uso Mac. E não abro mão de usar o Mac: as vantagens do IOS sobre o Windows são imensas. O problema é que o Token e o Certificado Digital tem uma certa dificuldade conversar com o IOS. Na primeira tentativa virei a noite (fiquei até às 6 horas na manhã) tentando. Instalava e reconhecia, mas não funcionava a assinatura digital offline - não houve nada que resolvesse. Isso foi no final de junho. Desinstalei tudo e deixei para resolver na férias.

    Ontem decidi tentar novamente. Passei a tarde e parte da noite. Fiz tudo conforme mandam os tutoriais da Certisign e da AC-OAB (também assisti vários vídeos no YouTube explicando como fazer): instalou, reconheceu, mas não funcionou. Decidi limpar o Mac de forma a começar novamente do zero. Para isso reinicializei o MacBook com um backup anterior à primeira tentativa. Queria evitar que alguma instalação frustrada deixasse vestígios que atrapalhassem.

    Hoje liguei novamente o MacBook, configurei tudo, baixei novamente todos os arquivos, e reinstalei. Dessa vez, tendo zerado o computador, ele aceitou e reconheceu de forma direta os Certificados, o que não tinha acontecido de forma tão simples das outras vezes. Fui, então, tentar usar, especificamente no Adobe, porque quero utilizar basicamente para assinar documentos. Novamente eu consegui incluir o Certificado no Adobe, mas na hora de assinar ele não conseguia colocar a assinatura.

    Me chamava a atenção uma mensagem que dizia que o "ctkahp" tinha fechado inesperadamente. Isso havia ocorrido em todas as minhas tentativas anteriores. Então decidi realizar uma busca, utilizando o Google, para ver o que era. Cheguei na seguinte página: https://forum.macmagazine.uol.com.br/topic/161065-certificado-digital/page/18/ - nela encontrei um comentário de "udomatiello", de 12 de dezembro de 2019, do qual constava que o problema era a versão do aplicativo "TokenAdmin" disponibilizada no site da Certificadora. E trazia um link para baixar uma outra versão. Bingo! Exatamente isso.

    Minha indignação: tanto a versão do aplicativo disponibilizada no site da Certisign quanto a versão oferecida no site do AC-OAB dão problema. E são eles que vendem o Certificado e o Token. Seria bem adequado que checassem e testassem o que estão disponibilizando. Teriam me poupado bem umas 20 horas de trabalho (para algo que resolvi em minutos depois de instalar o APP na versão adequada ao Mac com IOS Catalina).

    Quanto ao resultado:

    - consigo assinar todos os documentos - com o AC-OAB - diretamente no Adobe. Isso resolve uma boa parte dos meus problemas tendo de administrar um curso à distância durante a pandemia.

    - consigo acessar todas as minhas informações do site da Receita Federal usando o CA-OAB no Chrome.

    - consigo assinar documentos usando o Assinador SERPRO.

    - consigo acessar normalmente o PJ de Santa Catarina.

    - estou agora buscando resolver o problema do acesso no PJE... mas aos poucos vou resolvendo, passo a passo.

×
×
  • Criar Novo...