Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Raul Duelis

Membros
  • Total de itens

    176
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Histórico de Reputação

  1. Curtir
    Raul Duelis recebeu reputação de heberdelia em macOS Ventura em Macs não suportados.   
    Salve, galera! Tudo tranquilo?
    Depois de 1 ano em meio sem participar do fórum, retornei. Esses últimos meses passei por uma correria gigante e nesse meio tempo vendi meu antigo MacBook Pro 13 Retina, de final de 2012 e comprei um MacBook Pro 2015 de 2.9GHz (que veio diretamente da Inglaterra e era utilizado mais como um "desktop" pelo antigo dono, pois só ficava fechado no HDMI, o que resultou em pouquíssimos ciclos de bateria e uma carcaça absurdamente conservada (o teclado sequer possui desgaste). O preço? A incrível bagatela de 1487 reais + 103 de IOF do cartão que utilizei para compra-lo. O vendedor ainda me deu 1 ano de garantia e o Mac está perfeito. Não é o modelo base, o que me chamou a atenção e me fez realmente compra-lo. Mas, como nem tudo são flores, veio o anúncio do macOS Ventura e a notícia de que esta bela máquina (a que mais gosto, dentre todos os MacBooks já lançados) não será atualizada para o novo sistema - sendo cortado das atualizações 1 ano "antes" do que a Apple normalmente faz, devido a essa fissura muito louca em abandonar de vez os Macs intel. 
    É uma máquina excepcional e que me atende perfeitamente bem! Tem um bom desempenho para meu uso, não apresenta travamentos, consigo editar vídeos em Full HD sem engasgos - o que para mim já é ótimo - e consigo utilizar o Adobe Photoshop sem complicações - faço fotografia por hobby e este notebook me é suficiente - e ele conta com leitor SD, que só retornou nos macs agora, e eu definitivamente não quero desembolsar toda essa grana por um novo MacBook Pro. 
    Eu sou um entusiasta da tecnologia nas horas vagas e gosto de ter sempre o sistema mais recente em meus aparelhos, mas ainda não achei nada sólido do Ventura em Macs antigos. Sei que a Apple dificultou as coisas e removeu uma série de drivers do sistema e que isso está dificultando para os desenvolvedores. No entanto, sei que já há algumas versões teste e queria saber se tem alguém que está testando ele nos macs antigos e queria saber como tá o desempenho. 
    O MBP 2015 tem muito fôlego ainda e para o meu uso, que quer um computador confiável, com sistema fluido, é mais que suficiente. Ainda não sinto a necessidade de troca-lo.
    Agradeço pela atenção!
    Vlw!
     
  2. Haha
    Raul Duelis recebeu reputação de BetoGaleazzo em macOS com bug na hora ao voltar do repouso   
    Deu certo! Vlw, Beto! Nunca lembro de fazer isso kkk
  3. Curtir
    Raul Duelis deu reputação a BetoGaleazzo em macOS com bug na hora ao voltar do repouso   
    Faz um reset de SMC e também de NVRAM. Acredito que irá resolver.
  4. Curtir
    Raul Duelis deu reputação a joel.cachioli em macOS Ventura em Macs não suportados.   
    Não sei se viram, mas na semana passada saiu uma nova atualização do OCLP: https://github.com/dortania/OpenCore-Legacy-Patcher/releases
  5. Curtir
    Raul Duelis recebeu reputação de rafarmoreira em macOS Ventura em Macs não suportados.   
    Galera, acabei de baixar a imagem do Monterey e voltarei para ele. As mudanças no ventura não são significativas (realmente acho que piorou) e tive problemas para fazer streaming de filmes e vídeos, apresentando lentidão e bugs. Quem sabe quando o patch estiver mais maduro não volto pra ele...
  6. Curtir
    Raul Duelis recebeu reputação de lucaspantalhao em Não consigo restaurar meu MacBook Pro 2010   
    Somente os MacBook de 2012 suportam o Catalina nativamente. Vc pode baixar uma imagem do High Sierra e instalar ou utilizar um patch do dosDude1.
    Eu instalaria primeiro o High Sierra, já que esse Mac seu o suporta nativamente e verificaria se a instalação ocorre bem para depois instalar o Catalina novamente. Vou deixar o link do High Sierra abaixo, do dosDude1 mesmo, que já vem balinha.
    http://dosdude1.com/highsierra/
     
  7. Curtir
    Raul Duelis deu reputação a ricardoviniciusbr em macOS Ventura em Macs não suportados.   
    Nåo precisa usar o windows, o opencore já faz tudo, baixa o sistema e ja cria o pendrive
  8. Curtir
    Raul Duelis deu reputação a ricardoviniciusbr em macOS Ventura em Macs não suportados.   
    Depois de passar um apuro, agora eu consegui instalar o ventura no meu mid 2012 ... na primeira vez quando ia para a tela de configuração ele travava na barrinha de progresso e não ia, daí antes de instalar o Monterrey de novo (sorte que eu não tinha apagado o pendrive com a instalação anterior) tentei mais uma vez e foi ... vai entender.
    Depois de instalado, tenho a impressão de estar rodando um pouco melhor que o Monterey, não sei se tb tiveram essa impressão, mas agora depois da sofrência ficou bom ...
  9. Curtir
    Raul Duelis deu reputação a luigustavo em macOS Ventura em Macs não suportados.   
    Boa noite!
    Fiz a instalação do Ventura utilizando o OpenCore Legacy Patch no meu iMac 2013 e no meu Macbook 2014; ficaram excelentes.
    O tempo para ligar é o mesmo do Monterey (em ambos já que também não tem suporte oficial e utiliza o OpenCore), todo o hardware funciona e o sistema funciona sem engasgos, principalmente do iMac que é um quad core e tem 16GB, claro, com SSD.
    Os atalhos no teclado funcionam todos e estou gostando do Stage Manager. Não fiz a atualização limpa e sim, pelo menu mesmo, foi rápido e tranquilo.
    Em um primeiro momento, a ventoinha tem acionada por muito tempo, mas acredito que nesses primeiros dias seja por conta da indexação.
    Bug, por hora, tenho apenas dois menores: o app do tempo que abre e fecha em poucos segundos e o Memoji da tela de login que após voltar do repouso, fica aparecendo apenas os olhos, de resto tudo funcionando e é bem provável que irá melhorar nas próximas semanas.
    Agora um bug que realmente atrapalhou, mas que para mim não é grave, é a questão da segunda tela. Tenho um Cinema Display e se ligar o iMac com ele conectado, a tela de login fica travada; tenho que desligar no botão, desconectar o Cinema Display, ligar o iMac, fazer o login e após, conectar o monitor.
    Como já irei vender esse monitor, apenas adiantei o trabalho, mas para quem realmente usufrui do monitor secundário, é interessante esperar.
    Ter a última versão do macOS instalada, mesmo que via patch's, não é uma prioridade e sei que pode ter problemas diversos, mas gosto da experiência e tem um felling libertador já que não fico "obrigado" a estar em um sistema operacional antigo em um computador que, apesar de antigo, consegue rodar os macOS mais novos.
    Tenho clientes aonde o Windows é predominante e mesmo computadores com segunda geração da linha Core i funcionam super bem com o Windows 10, SSD e 8GB de memória.
    Aconselhar um cliente a instalar o patch, não aconselho já que o conhecimento técnico dele será limitado e irá me "perturbar" para resolver.
    Enfim, funciona muito bem e caso não queira esperar um mês ou dois para instalar, pode instalar que não vai se arrepender. No meu caso, mais um ano de sistema atualizado com os mesmos equipamentos que estão muito bem conservados.
  10. Curtir
    Raul Duelis deu reputação a rafarmoreira em macOS Ventura em Macs não suportados.   
    Estou usando o Ventura no Macbook Pro 2012. Tirando alguns widgets que apresenta bugs de resto está liso.
    O que não curti foi o novo ajuste de sistemas e o organizador visual, esse ultimo ocupa uma parte da tela não deixando trabalhar com as janelas no modo zoom, prefiro Misson control + Spaces. 
    O ponto chave é o suporte a longo prazo.
  11. Curtir
    Raul Duelis deu reputação a webg3brasil em macOS Ventura em Macs não suportados.   
    Opa, venho relatar que o processo de instalação do Ventura foi bem sucedido no meu Air 2012, da assinatura. A observação está em ser a versão OpenCore 0.5.0 para que tenha sucesso.
     
    Baixe aqui
    precisa ter conta no GitHub pra baixar (baixe o OpenCore GUI)
  12. Obrigado!
    Raul Duelis recebeu reputação de hhnd em Carregar Macbook Air 2017 com acessórios de outras marcas pode apresentar problema?   
    O problema de se utilizar acessórios paralelos é referente aos produtos sem marca, de baixa qualidade. Não é o caso da Baseus. Há carregadores paralelos, sem qualquer certificação que entregam a voltagem e amperagem adequada mas este não é o maior problema. Normalmente esse tipo de produto bem ordinário não tem componentes que forneçam uma corrente "limpa" ou que protejam o seu dispositivo em caso de sobrecarga de energia. Mas não é o caso dos produtos que vc adquiriu.
    Quanto a questão de gasto que vc mencionou, realmente 900 reais num carregador novo é um absurdo. Mas vc pode dar uma olhada no Mercado Livre para ver se encontra algum carregador usado. Recentemente, há cerca de um mês, adquiri um carregador MagSafe 2 original para meu MacBook por apenas 250 reais e o vendedor ainda forneceu 6 meses de garantia. E sobre o adaptador de usb c para magsafe 2, a própria apple vende esse tipo de adaptador no site deles. Pode ficar tranquilo. Como o Beto disse, só tenha certeza de que adquiriu produtos realmente originais que não há o menor problema.
  13. Curtir
    Raul Duelis deu reputação a Alan Leitão em Chegou a hora de comprar um "novo" MacBook, e vocês vão me ajudar a escolher!​😜​   
    Eu sugeriria o Highlander... o Macbook Pro 2015 15" com CPU Intel i7 de quarta geração e GPU AMD Radeon R9.
    Não tem teclado borboleta (é o mecanismo tesoura), tem tela Retina, suporta oficialmente até o macOS Monterey, o SSD é atualizável e é uma máquina com custo na faixa de 5k a 7k dependendo da configuração dela.
    Usei uma dessas por longos 6 anos antes de migrar para o M1. Eu não recomendaria nenhum Mac com GPU nVidia. Patches de versões futuras de macOS sem os drivers para essas GPUs ficarão cada vez mais difíceis.
  14. Positivar
    Raul Duelis recebeu reputação de marcosfisica em Chegou a hora de comprar um "novo" MacBook, e vocês vão me ajudar a escolher!​😜​   
    Por mais que seja a um 2011 com 16Gb de RAM, a frequência da memória é menor. E o 2011 é uma máquina muito antiga e eu realmente não acho que valha a pena desembolsar 2k numa máquina dessas para uso no dia-a-dia. 8Gb de RAM vai muito bem. Como disse, meu Mac tem 8Gb de RAM e um i5 de 2.9GHz, e meu uso acaba sendo um pouco mais pesado que o seu pq eu edito alguns vídeos e fotos nele. Como seu uso é mais leve, 8Gb será de bom tamanho. Sem contar pelos fatores de tela, gerenciamento de energia, peso, bateria e o touchpad que são bem melhores. Por 3 mil eu acho que está um valor ok. O Air de 2017 tem um i5 de 2017 bem mais fraco que o i5 do Pro. Não há nenhuma razão lógica para ele ser mais caro. Basicamente, tudo nele é inferior.
  15. Positivar
    Raul Duelis recebeu reputação de marcosfisica em Chegou a hora de comprar um "novo" MacBook, e vocês vão me ajudar a escolher!​😜​   
    Eu realmente acredito que a melhor máquina seria um MacBook Pro de 2015. Ele atualiza nativamente até o Monterey tem o teclado convencional, SSD NVMe, uma tela de excelente qualidade e o touchpad Force Touch - que vc não acha que precisa até utilizar um. Eu tenho um modelo de 13 polegadas, com um i5 dual core de 2.9GHz e 8Gb de RAM e é uma máquina sensacional. Consigo editar vídeos em FHD ou utilizar o Adobe Photoshop sem problemas - faço fotografia como hobby e queria uma máquina que me atendesse bem.
    O modelo que tenho veio da Inglaterra e me custou menos de 1600 reais, com 1 ano de garantia pelo vendedor. Não veio com a fonte original, mas consegui uma no mercado livre, praticamente nova e já com o cabo trocado e também com garantia por apenas 250 reais. Se vc tiver alguém que possa trazer uma máquina dessas de lá de fora, vale muito à pena!
    Eu, particularmente, não compraria um Air pq eles são bem menos potentes e a tela é convencional. Os MBP de 15 polegadas o pessoal pede muito caro. Eu pelo menos ainda não vi nenhum de 15" por menos de 4 mil reais. Os Macs com i7 e placa de vídeo da Nvidia (não me recordo se houve i5 com placa dedicada) acima de 2012 já não tem suporte aos macOS mais recentes mesmo que via patch, o que te obriga a desativar a gpu - e acaba se tornando um gasto de dinheiro desnecessário, já que são mais caros e não poderão ser plenamente utilizados - sem contar que vc fica com muitos problemas "pormenores" como dificuldades em conectar um monitor externo, por exemplo.
    Eu recomendaria um Pro 2015, mesmo que com i5, se vc achar até uns R$ 3.500,00. Não sei se hoje valeria muito apenas pagar mais que isso - eu pagaria apenas se encontrasse um de único dono, bem original, com caixa, acessórios e NF. Valorizo muito originalidade!
    Forte abraço!
  16. Curtir
    Raul Duelis deu reputação a pacman em Você realmente precisa de um top de linha?   
    Vozes??? Eu já ouço uma banda tocando e um fênix em câmera lenta qdo abro algo novo.
  17. Curtir
    Raul Duelis recebeu reputação de jeanduarte em Você realmente precisa de um top de linha?   
    Por muito tempo quis ter sempre o iPhone mais recente. Até que parei com essa ideia no iPhone 6 - que me foi só dor de cabeça e chegou num ponto que a Apple simplesmente me "recomendou" trocar de aparelho. Fui, de início, pra top de linha da concorrência - com o Galaxy S5 que me convenceu a ficar na Samsung. Fiquei um bom tempo com ele e só troquei quando chegou o S10, que troquei por um Z Flip4 agora em setembro - e essa sim foi uma troca apenas por vontade, pois o S10 me atendia bem demais. E apesar de não ter uma câmera tão boa quanto a do S10 - dada a ausência de zoom ótico no Z Flip - eu tenho uma DSLR da Canon que nem se compara à câmera dos dois. 
    Eu sempre falo que gosto de ter um top de linha porque eles duram mais - o que ocorre, de fato - mas eu gosto mesmo por puro capricho e às vezes nem é por precisar mesmo. O Z Flip4 me encantou por ser um dobrável e é legal demais! E como o @LeBaldi disse, às vezes é só uma forma de recompensa por trabalharmos, horas, dias, semanas e poder ter pequenos "prazeres" que o trabalho nos proporciona.
    Meu MacBook, de 2015, me supre muito bem, apesar de descontinuado pela Apple. E não pretendo troca-lo por enquanto, mas quando o fizer, ah, eu quero um MacBook com Apple Silicon hahahaha.
    Eu tenho também um Nissan Maxima 3.0 V6 automático, confortável, completo e andador - e também beberrão para muitos, mas não vejo assim - e sei que o meu paliozinho supre minha necessidade diária para ir trabalhar. Mas, para mim, mais vale o gosto que o dinheiro no bolso kkk e a satisfação de ter algo que eu quero vs a sensação de ter algo que puramente supre minhas necessidades, é bem melhor.
    Se cabe no bolso e não vai me desfalcar, sempre vou no que é melhor, independente de realmente precisar ou não.
  18. Obrigado!
    Raul Duelis recebeu reputação de Mac iniciante em Problema ao reinstalar o Mac OS El Capitan sem pen drive   
    Olha, SSD eu indicaria um Kingston, pois é um dos melhores do mercado! Como opções alternativas, Sandisk ou Western Digital. Kingston costuma ser mais caro, mas nas últimas semanas o preço caiu bastante. Não sei quanto de armazenamento você precisa. No link abaixo, tem algumas opções no mercado livre com entrega full, então só ver o melhor para você.
    https://www.mercadolivre.com.br/disco-solido-interno-kingston-a400-sa400s37240g-240gb/p/MLB6408981?product_trigger_id=MLB12661607&quantity=1
    Se preferir, ou não sentir confiança no ML, tem no Amazon tbm com preço bom:
    https://www.amazon.com.br/SSD-SATA3-240GB-Kingston-SA400S37/dp/B01N5IB20Q/ref=asc_df_B01N5IB20Q/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379728522226&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=7402056628570641725&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001729&hvtargid=pla-331198281812&psc=1
    Em relação a levar à uma assistência, acredito que não valha a pena... Os MacBook Unibody são muito fáceis de mexer. Basta retirar a tampa no fundo dele e o HD de 2,5" já está na frente. Só tomar cuidado pois a chave para abrir o Mac não é torx (erro que cometi e espanei dois parafusos no meu Mac). A chave para abrir ele é uma pentalobe de 1,2mm.
  19. Curtir
    Raul Duelis recebeu reputação de alexsm em Bateria MacBook Pro 13" Retina 2012   
    É, pessoal... após 9 anos e 2182 ciclos de bateria, agora apareceu o status de "manutenção recomendada" na bateria do meu MacBook, logo quando a Apple encerra o suporte de reparos a ele. Sabendo que eu possivelmente não encontrarei reparo para ele em uma autorizada, me resta recorrer ao Mercado (mais especificamente o Livre - ba dun tsss). Eu sei que peças Apple são caras e que na autorizada trocavam o top case, teclado, mouse e bateria, mas encontro anúncios no ML, na faixa de 600 reais, que informam ter a bateria original. Acho pouco provável que de fato seja, mas no caso de uma bateria paralela, qual seria uma boa marca? Onde poderia encontrar uma bateria de boa qualidade?
     
    Vlww!
     
    Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk
     
     
  20. Curtir
    Raul Duelis deu reputação a Markuin em Compatibilidade entre peças - MacBook Pro 13 retina 2012 e final de 2013   
    acho que nao tanto quanto o 2011, acredito que o teclado tambem seja diferente amigo quase certeza
  21. Positivar
    Raul Duelis deu reputação a Carlos Eduardo Dos Santos em Compatibilidade entre peças - MacBook Pro 13 retina 2012 e final de 2013   
    Boa noite @Raul Duelis blz ?
    As telas são semelhantes porém os conectores da câmera são diferentes.
    Se você colocar a tela antiga no mais recente não ficará 100%.
    Mas caso tenha interesse, eu tenho tela seminova para retina late 2013 - 2015.
    Abraço.
    Carlos Cruz - Técnico Certificado Apple (ACMT).
    Apple Consult - Assistência Técnica e Revenda Apple
    Tel: 11-98021-3666 (whatsapp)
    https://www.facebook.com/appleconsultbr/
  22. Curtir
    Raul Duelis recebeu reputação de faustompc em Mac - Dicas de melhores apps para iniciantes   
    Fala, Kim! Blz?
    Eu sempre usei Windows tbm e migrei pro MacOS há cerca de 3 anos e meio. Apanhei muito no começo mas tudo é questão de adaptação e o que mais me agradou no MacOS é a estabilidade e fluidez do sistema. 
    Existe o Pacote Office para Mac, então vc não sentirá falta disso. Para PDFs, como o Marcos disse, há o próprio visualizador de PDFs do Mac mas, eu que tbm vim do Windows, ainda uso o Adobe Acrobat Reader para isso. Eu tbm mexo com edição de fotos e vídeos e, inclusive, tenho a suíte de apps do adobe para edições. O que mais senti falta no MacOS é do Sony Vegas Pro, pois eu estava mais do que habituado a utilizar ele e migrei inicialmente para o Adobe Premiere e depois para o Final Cut Pro (que funciona muito melhor que o Premiere). Para edição de fotos eu tenho o Adobe Photoshop 2020 e o Lightroom, mas como meu Mac já é bem antigo, acabo não usando muito o photoshop nele por conta do desempenho, mas sem dúvidas funcionará perfeitamente no M1.
    Para reprodução de vídeos eu geralmente uso o QuickTime Player, só que ele não reproduz arquivos mkv. Por conta disso, utilizo o VLC Player, que é excelente.
    O MacOS possui um descompressão de arquivos nativos, mas não são todos os arquivos que ele descomprime. Se não me engano, ele não abre arquivos .rar (não tenho plena certeza se é .rar mesmo ou um outro formato, mas tem um que não abre de jeito nenhum kkk), então acabo usando o The Unarchiver algumas - poucas e raras - vezes.
    CleanMyMac, sinceramente, acho uma perda de tempo instalar. Vc pode usar o Gerenciamento de Armazenamento do próprio Mac para limpar arquivos grandes e desnecessários. USE UM ANTIVÍRUS!!! É um mito muito grande que o Mac não é infectado por vírus. Ele é sim um sistema mais sóbrio e seguro, mas nada é 100% garantido. Eu uso o Kaspersky no meu Mac e o Avast no meu Windows. Ambos são muito bons, mas se fosse para recomendar um dos dois, seria o Kaspersky.
    O que eu poderia dizer agora é: Não tenha medo de mexer no MacOS. O melhor jeito de se adaptar a ele é fuçando em tudo, sem medo. Nada do que vc fizer em termos de software será irreversível. Aproveite sua máquina!
  23. Curtir
    Raul Duelis recebeu reputação de BetoGaleazzo em Fonte Carregador MacBook Pro mid 2012 (A1278)   
    Sim, é compatível. O próprio dispositivo limita o carregamento. Por exemplo: se o MacBook suporta carregamento máximo de 60w, ele só irá receber uma potência de 60w, independente da fonte ser mais que isso. Pode ir sem medo que não tem risco de danificar.
  24. Curtir
    Raul Duelis deu reputação a marcosfisica em Mac - Dicas de melhores apps para iniciantes   
    Bem-vindo ao mundo mac Kim!
    Hoje em dia não existe mais uma grande separação entre mundo windows e mac como ha alguns anos atrás. Lá nos anos 90, 2000, voce tinha que sofrer buscando programas no "mundo mac" que faziam a mesma coisa que determinado programa no "mundo windows". Hoje em dia isso quase desapareceu. A imensa maioria dos programas tem versões pra mac e windows, então voce não deve ter muito problema com isso.
    Se voce já tem um iPad não vai estranhar tanto o Mac OS Big Sur. O Mac OS nas suas últimas versões vem se aproximando cada vez mais do iOS e deixando de ser o que era. Então não esquenta. A curva de aprendizado no mac é muito rápida. É questão de voce se acostumar com o Finder (que é um pouco diferente do que é o windows explorer) e com o "preferencias do sistema" para alterar algumas configurações no sistema. De resto é meter a mão na massa sem medo.
    Quanto a programas, como eu disse, a maioria das coisas que tu usa no windows vai encontrar em versões pro mac. Seria melhor voce listar alguns softwares específicos que usa no windows pra gente entender tua necessidade. Mas por exemplo, office voce usa o office pra mac, PDF eu uso o proprio visualizador do mac. Muitos desses softwares que voce listou que te sugeriram não são "obrigatórios" no mac. The Unarchiver, CleanMyMac, DaisyDisk, iStat Menus, AirBudd, 1Password, Fantastical, Ulysses, Magnet, VLC, Ferdi, Image2icon, Avast, HiddenMe, Typora. Nada dessas coisas são necessárias ou obrigatórias. Por isso acho interessante voce listar aí que softwares precisa pra gente te ajudar melhor.
     
     
  25. Curtir
    Raul Duelis deu reputação a BetoGaleazzo em Fonte Carregador MacBook Pro mid 2012 (A1278)   
    Pode comprar e usar o de 85W sem problemas. O que não recomendo é comprar o de 45W, pois com bateria baixa e exigindo da máquina você terá problemas de lentidão e/ou o nível de carga não sairá do lugar. Parcela a perder de vista e já era, hahaha, é caro demais, mas pelo menos você não corre o risco de tomar um prejuízo maior.
    Abrs!
×
×
  • Criar Novo...