Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mateus1320

Membros
  • Total de itens

    191
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    5

Posts postados por Mateus1320

  1. Comigo foi bem parecido. Meu MacBook Air M1 ficou 8 meses no 100%, começou a cair por volta de abril do ano passado também. Caiu do 100% ao 88% em praticamente um mês, mas agora depois um ano permanece em 88%.

    Logo após isso comprei o app AlDente, como só uso em casa mantenho ele em 80% com o Sailing Mode ativo e semanalmente faço a opção de calibração da bateria que o app fornece.

    Tanto o app AlDente quanto o CoconutBattery indicam que a real saúde da bateria é 94%, recomendo baixa-los pra dar essa verificada no seu.

    image.png

  2. Desde o macOS Mojave a Apple veio fazendo mudanças com relação ao suporte à monitores de terceiros que foi totalmente finalizada no macOS BigSur impactando negativamente a resolução de muitos monitores que não estão em espectros específicos.

    A única forma de resolver é baixando um app de terceiro que permita HiDPI em resoluções mais altas. Recomendo demais o BetterDisplay
    https://github.com/waydabber/BetterDisplay

    Se quiser entender mais sobre o assunto:

     

  3. 1 hora atrás, Arnaldo J Jaborá disse:

    entendi. mas e essas questões de segurança e afins, o que pode impactar? monterey sai atualização disso ainda será? obrigado

     

    Sim, até o momento o Monterey recebe atualizações de segurança, porém a politica da Apple no momento é de suportar apenas as 3 ultimas versões do Sistema Operacional, no final do ano quando sair o macOS 15 lá por Setembro/Outubro o Monterey provavelmente não terá mais atualizações.

    Mas isso quase não impacta em nada se você não baixar apps piratas e sabe quais sites visita. A maioria dos aplicativos de terceiros ainda vão manter o suporte pra essa versão, deixar esses aplicativos atualizados já inibe a maioria dos problemas.

  4. Mac é como o Windows, vão ter coisas que se baixa pela loja e outras pelo site do desenvolvedor. No caso do Deezer e do Spotify ambos são baixados o arquivo DMG pelo site.

    E apesar da AppStore ser mais completa que a Microsoft Store, 90% dos apps uteis são baixados fora da loja, inclusive os mais famosos como navegadores, apps da Adobe, programas de produtividade no geral, etc.

  5. Infelizmente a queda da saúde tem vários motivos que vão desde o quanto o aparelho esquenta até o quanto você carrega e descarrega ele, então não da pra ter um parecer completo. Segundo a Apple é normal cair 1% por mês, então o seu estaria nessa média.

    Acredito que não seja o monitor, pode ser que seja o adaptador de má qualidade que não esteja gerindo bem a energia. Está usando qual modelo de adaptador pra conectar o Mac no HDMI? Esse adaptador também está ligado na tomada? Recomendo  evitar os genéricos e utilizar somente de marcas conhecidas como Satechi, Baseus, Ugreen ou da própria Apple. 

    No Mac tem um aplicativo chamado AlDente, recomendo demais! Ele força o Mac a manter a bateria em 80% quando está na tomada e caso compre a versão PRO tem a possibilidade de fazer a calibração da bateria, além de outras opções que vão ajudar.

    Comigo aconteceu algo parecido, meu Mac demorou 8 meses pra sair da saúde em 100%, e depois caiu pra 88% em menos de um mês, desde então uso o AlDente e há um ano a porcentagem não caiu mais.

  6. A queda da porcentagem é bem relativa, varia desde o calor ambiente até a forma de uso. Segundo a Apple é normal cair 1% ao mês.

    No meu caso estou com um iPhone 14 comprado no lançamento, está com 1 ano e 6 meses, a porcentagem está em 96%, mas meu tipo de uso é diferente, como trabalho em casa raramente uso o aparelho, ou seja, estresso ele menos que a maioria das pessoas. Também carrego com o adaptador 20W da Apple, não recomendo a utilização de carregadores de terceiros.

    Não é raro também da Apple lançar uma atualização que recalibra a porcentagem da bateria de alguns dispositivos. Na época do WatchOS 9 ela fez isso com os modelos Apple Watch 4, 5, e 6. Tanto que o meu Series 6 estava com 88% de saúde antes de atualização e saltou para 94% depois da correção, então manter o aparelho atualizado é sempre uma boa ideia.

  7. Acredito que você ja toma a principal atitude com relação a proteção que é: não instalar aplicativos crackeados.

    Softwares piratas tem grande probabilidade de vir com malwares pois se aproveitam das permissões que você dá ao app original e podem fazer coisas em background como mineração de criptomoedas, roubo de cookies ou criptografia dos arquivos (ransomware).

    O que você deve mais se atentar hoje em dia é engenharia social. Sempre questione os boletos que recebe no e-mail, os pedidos de pix por parentes no WhatsApp e os anúncios das redes sociais feitos com deepfake ou que prometem dinheiro fácil. De engenharia social nenhum antivirus pode te salvar, somente sua atenção.

    Além da engenharia social o vazamento de dados por empresas é também um problema e não está em suas mãos. Use senhas fortes e ative a autenticação de dois fatores por aplicativos como Authy ou o próprio Senhas do iCloud em todas as contas que você tiver.

    Arquivos PDF, MP4 e etc dificilmente vem com malware embutido pois dependem de muitas falhas de segurança do sistema e do aplicativo que ele está sendo aberto, e se essas falhas forem conhecidas sempre a própria Apple lança uma atualização e publica no site com o código do CVE:
    https://support.apple.com/pt-br/HT201222

    Resumindo: mantenha seu sistema e os softwares originais sempre atualizados que você não terá problemas.

    Esse Youtuber brasileiro fez um teste com ransomware no Mac, teve que dar todas as permissões para que o app tivesse chance, e ele mesmo fala que o bug que esse ransonware abusava já tinha sido corrigido em versões mais recentes do macOS, ou seja, somente acomete um usuário muito desatento para dar todas as permissões a um app desconhecido:


    E esse outro teve que recorrer a virus do Windows emulados pelo CrossOver para que começasse a ter algum resultado:

     

  8. Ta usando alguma extensão? Aqui o Safari não abre algumas páginas quando habilito as opções de ECH e filtragem HTTP3 no AdGuard. Em outros navegadores as paginas abrem normalmente mesmo com as opções habilitadas.
    Tirando isso acredito que não deva ser as opções de privacidade, aqui utilizo o Safari no máximo também.

    image.png

  9. 40 minutos atrás, Antonio_M_A_S disse:

    Clean My Mac mostra algo diferente dos ajustes da Apple também, qual será a verdadeira capacidade da bateria?

    Boa pergunta haha. Cheguei a perguntar pros desenvolvedores do AlDente no GitHub, segundo eles a Maximum Capacity representa a verdadeira porcentagem

  10. 7 horas atrás, Lordemiller disse:

    Valeu demais, me salvou muito.

    Estou usando o HDMI com o BetterDisplay, melhorou consideravelmente, mas ainda fica bem abaixo do esperado, de toda forma dá pra continuar até trocar o monitor por um que seja compatível de fato, é uma bosta esse tipo de problema, acaba diminuindo o tesão pela plataforma e etc, mas não tem como fugir por enquanto.

    Quando o outro monitor chegar vou comprar o cabo DP <> Thunderbolt, obrigado pela força.

    TMJ, se quiser ler um pouco mais sobre isso tem esses dois excelentes artigos sobre. O problema é que não se encontra esse tipo de informação antes de comprar um Mac, não sei se a galera não percebe ou se passa pano pra Apple kkkk

    https://bjango.com/articles/macexternaldisplays/

    https://www.digitec.ch/en/page/monitors-for-macs-do-you-need-apples-pixel-density-29321

    image.png

  11. Aposto que esse ano renovam sim a linha. O Magic Mouse 2 tem quase 10 anos de mercado e ano passado mataram o Lightning nos iPhones, não faz sentido prosseguirem por muito mais tempo em acessórios sem USB-C. Os maiores rumores sobre isso apontam entre março a junho desse ano, data que a Apple pode lançar o MacBook Air e MacMini com M3 também.
    Com relação a retro iluminação acredito que ainda não venha por conta da bateria, mas é só um chute, nem rumores sobre isso temos ainda.

  12. Pode manter o primeiro no HDMI mesmo e o segundo com um adaptador na Thunderbolt sim. Fiz uma extensa pesquisa sobre isso há uns meses atrás e a conclusão foi que o Mac não se da muito bem com resoluções inferiores a 2K. Aqui resolvi instalando o BetterDisplay, nele da a opção de Full HD em HiDPI que melhora muito a qualidade de imagem. Recomendo fazer um teste.
    Ele faz o Mac entender que é uma resolução 4K com downscale pra Full HD. Mesmo meu monitor sendo 1080p ele aparece como 4k no informações do Sistema por exemplo.

    https://github.com/waydabber/BetterDisplay

    https://support.apple.com/pt-br/102194

    image.png

    image.png

     

  13. 18 minutos atrás, Calleb Ribeiro disse:

    Você ativa, no Al Dente, o controle de temperatura? Porque aqui, é comum que o Mac interrompa o carregamento quando a temperatura alcança 35ºC. Como funciona aí pra você?

    Também deixo a 35°C (que é justamente o máximo que a Apple recomenda) o problema é que em dias quentes o Mac pode ultrapassar isso principalmente na linha Air que não tem ventoinhas. Em dezembro do ano passado percebi que em um dia muito quente bateu 42°C mesmo sem eu estar exigindo muito dele.

    O que o AlDente faz é somente não carrega-lo em temperaturas extremas como essa, mas não impede que o Mac chegue a elas. Manter o computador muito tempo com a temperatura acima dos 35°C realmente ajuda na degradação da bateria mais rápido.

  14. 14 minutos atrás, Calleb Ribeiro disse:

    Exatamente... eu utilizo o Al Dente Pro, e, mesmo assim, essa queda drástica ocorreu... liguei no Suporte e disseram que não recomendavam apps de terceiros.

    O pessoal comenta que, segundo a Apple é normal cair 1% a cada mês. Aqui parou de cair assim que comecei a utilizar o AlDente, além de deixa-lo em 80% ativo a opção de sailing mode em 10% que permite que ele varie a porcentagem dependendo do uso e agendei o modo de calibração para todos os sábados.

    Antes do AlDente eu utilizava o carregamento otimizado padrão e a saúde se manteve em 100% até os 8 meses  e depois caiu pra 88% nos próximos 2 meses mesmo com menos de 20 ciclos de uso. Só utilizo ele dentro de casa então forçar os 80% é essencial para que a saúde se mantenha.

    Várias coisas podem impactar na saúde, desde a temperatura do Mac até dongles de má qualidade. Acho que o ideal é não ter neura nisso e seguir o que a Apple recomenda no site que é só começar a se preocupar quando chegar próximo aos 1.000 ciclos de carga.

    https://support.apple.com/pt-br/102888

  15. Como dito pelo Oto a média atual é de 7 anos de atualização de sistema e mais 3 anos de atualizações de segurança, se a Apple manter essa regra o Air M1 terá atualizações até 2030.

    Como mudaram a arquitetura para ARM e um processador proprietário, pode ser que mudem essas regras e deem suporte por mais tempo.

    Vale lembrar que parar de receber atualizações não implica em aplicativos de terceiros, muitos apps hoje ainda dão suporte ao macOS Big Sur ou até mesmo o Catalina (2019) por exemplo.

  16. Pode sim, todos os wallpapers baixados estão disponíveis em 4k240fps no formato MOV dentro desse caminho:
    Library > Application Support › com.apple.idleassetsd › Customer

    Digite no terminal pra ir direto as pastas:
    /Library/Application Support/com.apple.idleassetsd/Customer

×
×
  • Criar Novo...