Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

rafaelalvesgb

Membros
  • Total de itens

    172
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    5

Histórico de Reputação

  1. Curtir
    rafaelalvesgb deu reputação a pedmar em Certificado digital - Instalação Safenet e Shodô no macOS - Acesso aos Tribunais Regionais do Trabalho   
    estou com o mesmo problema, 01/2023. Conseguiste alguma solução?
  2. Positivar
    rafaelalvesgb deu reputação a Carlos_Alberto em Certificado digital   
    Devid, não resisti e alterei minha senha do token para oito digitos. 
    Daí meu mac até emparelhou com o Token.
    Quando entrei no ADOBE assinei o documento facilmente.
    Ficou perfeito.
    Com isso já sabemos que o MacOS não aceita senhas de certificado digital com mais de 8 digitos!
    Grande abraço.
  3. Curtir
    rafaelalvesgb recebeu reputação de raffa_iphones em Certificado digital   
    Conseguiu resolver seu problema com a dica do CMD+SHIFT+G?
     
    O Shodo não funciona no Navegador PJe. Tem que ser no Firefox.
    Em todo caso, tentem isso:
    Firefox > Opções (CMD+,) > Ver Certificados (se for o caso, digite a palavra "certificados" na busca das preferências) > Servidores > Adicionar exceção...
    Ao abrir a janela, digite o campo: https://127.0.0.1:9000. Em seguida, confirme a exceção de segurança.
    Feche o navegador (se puder, reinicie a máquina) e tente novamente.
    Acredito que fazendo isso vocês terão sucesso.
  4. Curtir
    rafaelalvesgb recebeu reputação de raffa_iphones em Certificado digital   
    Já tentou reinstalar os drivers e programas do certificado desabilitando o csrutil? Pra mim foi o que resolveu. Se não for isso, não sei como ajudar.
  5. Curtir
    rafaelalvesgb recebeu reputação de raffa_iphones em Certificado digital   
    Seu certificado está em mídia cartão (na carteira da Ordem), certo? Importante especificar.
    Em todo caso, já tentou fazer indicação dos drivers no PJe? Dá uma olhada nas mensagens anteriores pois há indicação de vários drivers. Talvez algum funcione.
    (Pessoalmente não consigo rodar certificado na carteira da OAB desde 2015. Gastei dinheiro na leitora à toa. Mas alguém no fórum pode ter conseguido.)
  6. Positivar
    rafaelalvesgb recebeu reputação de Stow em Certificado digital   
    Conseguiu resolver seu problema com a dica do CMD+SHIFT+G?
     
    O Shodo não funciona no Navegador PJe. Tem que ser no Firefox.
    Em todo caso, tentem isso:
    Firefox > Opções (CMD+,) > Ver Certificados (se for o caso, digite a palavra "certificados" na busca das preferências) > Servidores > Adicionar exceção...
    Ao abrir a janela, digite o campo: https://127.0.0.1:9000. Em seguida, confirme a exceção de segurança.
    Feche o navegador (se puder, reinicie a máquina) e tente novamente.
    Acredito que fazendo isso vocês terão sucesso.
  7. Obrigado!
    rafaelalvesgb recebeu reputação de roberktum em Certificado digital   
    Não. Fiz referência aos documentos assinados eletronicamente com certificados digitais (via Adobe, Assinador Digital do Serpro, e afins) mesmo.
    No PJe, esses documentos PDF podem ser baixados diretamente pelo plugin/visualizador do seu navegador.
    No caso do seu plugin ser o Preview (no Safari), passe o mouse no documento até aparecer os ícones abaixo e clique nele:

    No caso do plugin ser o Adobe (no Firefox), por aqui:

    Veja que eu deixei o X em vermelho porque se fizer o download por meio daquele link você baixará a versão certificada do processo, que não conterá a assinatura eletrônica.
    O juiz tem acesso aos documentos enviados de forma íntegra. Assim como as partes se fizer o download diretamente.
    No caso do EPROC vi aqui que o procedimento é o mesmo. Se baixar direto do evento vem o arquivo original. Se for por meio do download do sistema não.
    O que quis dizer é que ao baixar o arquivo do sistema judicial, ele é uma nova versão. Por isso não contém a assinatura (já pressupõe-se ser um documento modificado). Isso não depende do sistema operacional que você usa, nem do sistema judicial, pois basta que o documento baixado seja modificado, versão, etc., para vir sem a assinatura original.
  8. Positivar
    rafaelalvesgb recebeu reputação de Rhu em Certificado digital   
    Eu também não sei como fiz isso, mas acho excelente, porque acaba sendo uma chave de segurança a mais. Você saberia explicar como isso acabou acontecendo? Gostaria de saber.
    Aproveito pra tirar uma dúvida: uso o SafeNet 5110, mas desde antes (com o GD Burti) o tokenadmin não funciona desde o High Sierra pra mim. Como você fez para funcionar no Catalina?
  9. Curtir
    rafaelalvesgb deu reputação a roberktum em Certificado digital   
    Será que não tem a ver com a a opção "solicitação da senha do certificado" nas preferências do PJe Office? Talvez você tenha escolhido "sempre". 
    No SACtools, client settings, tem a opção de fazer logoff automático depois de algum tempo, mas pelo menos aqui pra mim esse ajuste não está disponível. Confere como está o seu aí. 
  10. Curtir
    rafaelalvesgb deu reputação a Kobe em Certificado digital   
    Isso mesmo, estávamos falando de coisas diferentes hahaha
    Realmente, a versão 1.0.21 funciona perfeitamente com o VidaaS, certificado em nuvem da Valid, nos Macs com processador Intel, não tenho do que reclamar. Mas como o meu problema foi na migração para o M1, e tudo parece estar funcionando com a versão 1.0.20 (com token USB da Safenet), vou deixar quieto por um tempo hehehe 
  11. Positivar
    rafaelalvesgb deu reputação a dekmaster em Certificado digital   
    Comprei o valid por causa desse teu tutorial. funcionou pra mim. ótimo! obrigado 😉 Mas o mesmo problema do amigo a cima com eSaj.
  12. Curtir
    rafaelalvesgb recebeu reputação de Kobe em Certificado digital   
    Também nunca consegui. PROJUDI pra mim é o pior de todos os sistemas. O do Goiás, então, parece ser feito para não funcionar.
     
    Legal a dica. Obrigado!
    Esse é A1 ou A3?
  13. Positivar
    rafaelalvesgb deu reputação a roberktum em Certificado digital   
    O correto é:
    Biblioteca/Frameworks/eToken.framework/Versions/A/libeToken.dylib
  14. Positivar
    rafaelalvesgb recebeu reputação de Stow em Certificado digital   
    Mas, olha só, @Janssen Nahson e @Stow, não é que consegui fazer funcionar no TCE/CE 🤯🤯🤯?!?!?!?!?!?!?!
    Eu lembrei de um processo e quis dar uma conferida nele (pra acessar só é preciso do usuário e da senha de login do site). No entanto, tiraram o meu acesso aos autos, porque o processo é sigiloso. Só que eu sou parte e sou o advogado também, hahaha.
    Daí tive que fazer uma petição para solicitar novamente acesso aos autos. E, pasmem, consegui com uma relativa facilidade.
    Para funcionar é necessário instalar a extensão do BrySignerWeb (só funciona no Chrome e no Mozilla). Depois de instalar e reiniciar o navegador, o processo todo é bem intuitivo e funcionou normalmente, de forma rápida e prática!
  15. Curtir
    rafaelalvesgb recebeu reputação de Janssen Nahson em Certificado digital   
    Já fez os passos sugeridos anteriormente? No PJeOffice fez a indicação do drive coreto?
    No caso do TJRS (que usa eproc), pra mim foi só desativar o Avast Core Web Shield que funcionou normalmente. Foi a única arestrição que encontrei até hoje.
    Tente usar o Adobe ou o Assinador do Serpro e assinar pra ver se está funcionando. Pode ser que a SecureHTTPServer seja apenas a certificadora. Mas tem que confirmar.
    Pela imagem que você colocou, o Token já está registrado duas vezes no Firefox. Só clicar num dos "SafeNet eToken 5100" e fazer o login. Se não funcionar, aí realmente pode ser problema do driver.
    Em todo caso, me parece que o nome do arquivo do módulo que você está usando na imagem está no seu diretório de usuário... não é lá que ele deve ser indicado, e sim em /usr/local/lib/DriverCorrespondenteAoToken.dylib
    Funciona normalmente no Windows. No macOS é como alguém informou aí: roleta russa (no geral dá certo, mas sempre tem uma chance de não funcionar). Pelo que vi no fórum e com outros colegas, os tokens 5100 e 5110 são os que mais funcionam adequadamente no macOS. Em todo caso, o GD Burti não tem sido compatível com o macOS, embora eu já tenha visto um ou outro colega fazê-lo funcionar.
  16. Positivar
    rafaelalvesgb recebeu reputação de Stow em Certificado digital   
    @Guedes - Brasília, o tópico foi criado  para resolver problema de integração do "Certificado Digital" com o macOS, de forma ampla mesmo, pois a configuração, como bem sabemos, é uma novela e há diversos tipos de incompatibilidades a depender do uso que se dá ao certificado.
    Então a ideia do tópico é falar sobre "Certificado Digital" no sistema macOS, de modo que todos possam, sem precisar de máquina virtual, usar o próprio macOS para assinar documentos, usar aplicativos, acessar o eCAC e outros sistemas da RFB, bem como de órgãos públicos (incluídos, aí, os sistemas do Judiciário).
    Veja que a discussão no tópico é ampla: há desde mensagens de configuração dos diversos tipos de certificados existentes, a como usá-los e configurá-los em assinadores digitais, bem como sobre o uso nos diversos sistemas do poder público.
    No entanto, até pelo fato de os advogados usarem seus certificados diariamente para acessar sistemas do Judiciário e assinar petições, e como são vários os sistemas judiciais, essa categoria acaba sendo a maior parte do público que usa certificado no macOS (incluindo este que vos fala). Então acabamos enfrentando muito mais desafios na operacionalização dos certificados do que outras pessoas. Por isso a discussão do tópico acaba realmente enviesada um pouco para esse lado – mas, como mencionei antes, há de tudo aqui. E isso pode ser proveitoso a qualquer pessoa que use certificado digital no macOS, advogado ou não.
    Eu concordo 1.000.000% contigo que seria super importante que o Judiciário passasse a aceitar outros tipos de certificados, e de que a OAB deveria realmente fazer pressão para isso ocorrer logo; mas aqui não é o lugar para essa discussão. Creio que o objetivo de todos, aqui, é encontrar soluções práticas para seus problemas e ajudar outros em situação semelhante compartilhando suas experiências e as soluções experimentadas (com sucesso ou não) – até porque nem todo mundo tem condição de ficar gastando dinheiro com vários tipos de certificados só para ir testando o que dá certo ou não. 
    Então acredito que a mensagem do @Stow tenha sido nesse sentido: auxiliar a encontrar soluções aos problemas dos colegas ao invés de apenas defender a adoção do certificado em nuvem (em especial porque realmente muitas de suas mensagens em outras mensagens no fórum são nesse sentido).
    Acho que ter essa compreensão ajuda a entender o contexto também, inclusive para que o clima permaneça bacana. Esse fórum já me ajudou muito em relação a esse assunto (seja para questões relacionadas à advocacia, seja para outras questões) e acredito que, da mesma forma que fui beneficiado, outros também podem ser.
    Dito isto, apesar de entender seu raciocínio, tive que abrir a divergência 🤣🤣🤣
    Em todo caso, suas intervenções no geral já me ajudaram muito e gostaria que todos pudéssemos continuar contando com elas.
    Abraços!
  17. Positivar
    rafaelalvesgb deu reputação a Stow em Certificado digital   
    Amigão, o tópico é majoritariamente sobre advogados que têm problemas com certificado digital. Conheço tua peregrinação em busca da aceitação pelo certificado nas nuvens, já te li sobre isso umas vinte vezes, aliás, em toda participação tua aqui só fala a mesma coisa: não sou Adv, sou de TI e uso certificado na nuvem. 🙄
     
    Queria muito, muito mesmo que isso funcionasse, e o que falei é que as limitações NÃO SÃO DO CERTIFICADO FÍSICO, mas sim do PJe, exatamente a mesma coisa que vc acabou de falar. Pra acessar precisamos ainda do pje office, ou Java, que não rodam em IOS., logo, hoje, 20 de março de 2021, o problema está no iOS não rodar Java e no pje só rodar com Java (pje office é Java). Só isso.
    Todos nos já entendemos que o certificado digital é ótimo, maravilhoso e e reitero, eu tb queria poder usar pelo iPad, pois hj só tenho acesso (via senha), mas queria muito poder incluir uma petição ou pelo menos assinar.
    Mas muda o disco. Não adianta ficar se lamentando. Muito mais eficaz foi o colega que manda solicitações ao pje. Vc nem isso pode fazer, pois não usa o sistema. Então seja útil, tenta ajudar, por ser de TI, a quem tem problema de configuração do certificado e esquece esse das nuvens. 😂😂😂
  18. Curtir
    rafaelalvesgb deu reputação a roberktum em Certificado digital   
    O certificado de advogado é comum, um e-CPF, não precisa ser emitido pela OAB (o meu não é). Se você consegue acessar PJe com o seu em nuvem,  um advogado também conseguiria. O que identifica o advogado é o próprio CPF, o sistema do tribunal tem acesso à base de dados da Ordem a partir dessa informação, retornando o endereço, telefone, e o próprio numero de inscrição.
    Mas as reclamações e pedidos de ajuda que já geraram mais de 30 páginas nesse tópico não têm a ver com a incompatibilidade de algum A3 com os macs de forma geral, ou com as desvantagens do token em relação às outras opções, mas sim com erros sem nenhum padrão que alguns enfrentam com tokens que funcionam perfeitamente para outros usuários, inclusive com o mesmo hardware e macos.
    Para esse problema, não faz sentido mudar para outro certificado, seja A1 ou em nuvem, porque nada garante que funcionará  para aquele usuário específico. A única garantia é que se não funcionar, o usuário continuará precisando se virar por conta própria, porque não terá nenhum suporte efetivo do órgão, seja CNJ, tribunal ou do executivo.
     
  19. Curtir
    rafaelalvesgb recebeu reputação de soparalokos7 em Certificado digital   
    ESAJ precisa do WEB PKI. Geralmente no próprio processo de cadastramento ele já aparece para fazer a instalação do arquivo .pkg. É bem tranquilo. Recomendo fazer acesso a algum site desses que usam ESAJ pela primeira vez. Acho que TJSP, TJPR e TJCE usam, mas eu recomendo usar do https://www.e-notariado.org.br (clique em ENTRAR e aí ele já vai fazer a verificação dos requisitos do sistema, se não tiver instalado, ele já te encaminha para o download e fazer a configuração).
    Se não funcionar depois de instalar o WEB PKI não sei.
    Em todo caso, tente usar sempre ou o Firefox ou o Chrome. No geral, minha percepção é de que tudo funciona no Chrome.
    O eCAC é importante excluir os cookies e tentar um novo acesso depois de já configurado o certificado. Geralmente dá certo.
    O PROJUDI pra mim é uma incógnita. Eu pessoalmente odeio o sistema (acho nada intuitivo, ruim de acessar o processo e as páginas dele, enfim). Eu sei que alguns PROJUDI (como TJGO) funcionam pra mim. Outros, como TJPR não. Então não sei dar dicas do que funcionou pra mim.
  20. Obrigado!
    rafaelalvesgb recebeu reputação de Suzana em Certificado digital   
    Conselho de amigo: volta lá na certificadora e pede pra colocar o certificado em um SafeNet 5110 ou 5100.
    GD Burti não funciona em macOS desde o High Sierra.
  21. Curtir
    rafaelalvesgb deu reputação a Stow em Certificado digital   
    Sim sim. No meu tb tem as informações da OAB. Porém um amigo tem um eCPF, emitido pela SERPRO, não foi pela OAB. Ele fez sem vínculo algum com OAB. E consegue usar no pje e esaj tranquilamente. 
     
     
    Em tempo @rafaelalvesgb já viste esse da Valid? Tão barato que da pra desconfiar...
     

  22. Obrigado!
    rafaelalvesgb recebeu reputação de kaleandra lima em Certificado digital   
    Acho que o ideal é questionar alguma certificadora da sua região ou diretamente a sua Seccional da OAB, já que normalmente há convênio para esse tipo de serviço (que, inclusive, sai mais barato).
    Em todo caso, até onde eu saiba, para emitir o certificado digital com token pela primeira vez só é possível indo presencialmente à certificadora com os documentos considerados obrigatórios. Apenas a renovação pode ser feita à distância e online (e somente via Windows).
    Então, na prática, não sei se faz sentido comprar a mídia de forma avulsa, até porque pode haver incompatibilidade entre o certificado gerado pela certificadora e a mídia comprada.🤷‍♂️
    Em tempo: o Serpro diz que o PJe funciona com certificação em nuvem. Eu não tenho esse tipo de certificado e, portanto, nunca testei para confirmar a veracidade dessa informação, (até porque eu também uso EPROC e eSAJ e acho que esses dois não tem compatibilidade com certificados em nuvem). Em todo caso, não deixa de ser uma opção para se informar (e depois compartilhar aqui😬).
     
  23. Positivar
    rafaelalvesgb recebeu reputação de rborgesss em Certificado digital   
    Entendi. Que bom que deu certo e fico feliz por ter ajudado.
    Mas é importante essa troca de experiências aqui no fórum. É compartilhando que a gente evolui junto e da mesma forma que foi ajudado, pode acabar ajudando outra pessoa.
    Depois faça um teste eliminando algum deles pra ver qual funciona e qual não. Pela imagem, eu acredito que os 3 primeiros funcionam, pois o Adobe reconheceu o token (SafeNet eToken).
  24. Curtir
    rafaelalvesgb deu reputação a Thaisvasc em Certificado digital   
    Pessoal, procurei essa resposta aqui e não achei. No fim das contas, o PJE está rodando e está dando para assinar normalmente pelo BigSur? Eu quero comprar um M1, não daria para fazer downgrade. 
    E no TJSP, está dando para assinar? 
     
    Vlw!!
  25. Curtir
    rafaelalvesgb deu reputação a maxlawbr em Procuro Editor de PDF Alternativo ao Acrobat. Editar, Converter e Assinar com Certificado Digital   
    Mandei mail para o Serpro relatando este problema e elogiando o trabalho dos caras.
    Valeu meu caro.
×
×
  • Criar Novo...