Siga os procedimentos abaixo:
1 - Reset de SMC:
https://support.apple.com/pt-br/HT201295
2 - Reset de NVRAM:
https://support.apple.com/pt-br/HT204063
3 - Inicie o Mac no Modo de Segurança:
https://support.apple.com/pt-br/HT201262
Nos guias acima você deve seguir os procedimentos específicos para Macs com chip Intel e que não possuem o chip T2 Security.
Caso o problema persista, você pode tentar fazer uma instalação limpa do macOS Monterey:
https://macmagazine.com.br/post/2021/10/25/como-fazer-uma-instalacao-limpa-do-macos-monterey-12/
O guia acima aconselha o uso de ferramentas de backups automatizados, como o próprio Time Machine da Apple, porém como você está tentando diagnosticar um problema que pode ser de software, recomendo que faça backup dos seus dados mais importantes manualmente, seja num HD externo, via rede, nuvem etc e não com ferramentas que automatizem o processo, pois nesse processo automatizado pode ser que o elemento responsável por estar causando o sintoma do trackpad vá junto do seu backup e continue te fazendo coçar a cabeça após a instalação limpa.
O sintoma que você descreveu (sem trackpad somente após o login) soa como problema de software, porque se fosse problema de hardware não funcionaria nunca, ou iria funcionar de vez em quando também após o login. Os procedimentos que passei acima são todos os que você pode fazer como usuário. Se nenhum deles resolver o problema, você terá que procurar um técnico especializado pra fazer o diagnóstico e te passar um orçamento, mas acho pouco provável que seja hardware pelo sintoma que você descreveu. Outra coisa que pode tentar pra diagnosticar o problema é criar um novo usuário, reiniciar a máquina e fazer login nesse usuário novo. Se o trackpad funcionar no usuário novo, pode ser algo subindo junto com o seu usuário no boot que está causando esse problema, provavelmente uma configuração, um app problemático etc.