Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro early 2011 rodando Fusion Drive - Como ativar o Fusion Drive!


fitinge

Posts Recomendados

A 1 ano e meio utilizo meu macbook pro com um data doubler, onde substitui o superdrive pelo hd original de 750gb e adicionei um ssd vertex 3 de 120gb como principal.

Ficou muito rápido e trabalho sem problemas dessa forma, mas é um pouco chato ficar sempre organizando em 2 discos.

Como o ssd é pequeno, deixava minhas músicas, vídeos, downloads e arquvios grandes no HD de 750gb, e o sistema no 120gb.

Depois do anuncio do Fusion Drive, sabia que seria a solução dos meus problemas, porque era exatamente isso que eu estava precisando. Então hoje resolvi fazer o procedimento e habilitar o Fusion Drive no meu mac.

Bom, fiz o boot com usb do ML 10.8.2, abri o terminal e localizei qual os meus discos.

diskutil list

SSD - disk0

HD - disk1

Com isso, criei a partição do Fusion Drive que dei o nome de fitinge

diskutil cs create fitinge disk0 disk1

fusion1.JPG

Depois para criar o volume preciso pegar o Logical Volume Group que acabei de criar, para isso:

diskutil cs list

fusion2.JPG

Copiei o grupo e criei o volume com o nome de Macintosh HD

diskutil cs createVolume 5BF43202-B204-4EDA-A1C7-F09AA228C105 jhfs+ Macintosh\ HD 860GB

fusion3.JPG

E pronto! Fusion Drive funcionando!

fusion4.JPG

Acabei de instalar então ainda não posso falar muito sobre o desempenho, mas pelo que notei até agora, no uso normal ficou exatamente como se tivesse apenas o SSD.

fusion5.png

fusion6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pooorrannn... tem que ser profii msm pra saber essas linhas de comando,só espero que inventem algo mais simples pra fazer essa fusão,ou um programa que faça isso tudo por nós menos talentosos!!! UHahuhauhau

Mais ainda bem cara,bom saber disso,já que eu tenho um early 2011 tb,quero fazer parecido,assim que eu pegar um SSD no final do ano!!!

Editado por lingbauer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fitinge!

Tenho medo de fazer! kkkkk Você levou em algum lugar pra substituir o Superdrive ? Ou fez por conta e risco? Será que no meu Macbook também será possível a utilização do Fusion?

Captura%20de%20Tela%202012-11-10%20a%CC%80s%2002.21.14.jpeg

Editado por Think Different
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que todos os mac que tem suporte ao 10.8.2 pode ser feito o Fusion Drive. Porque é apenas um volume de disco utilizando jhfs+.

Eu mesmo troquei o meu superdrive, em macbook é bem simples.

Se tiver com medo, basta seguir o passo a passo do site ifixit para o modelo do teu mac, segue o link:

http://www.ifixit.com/Device/MacBook_Pro_15%22_Unibody_Mid_2010

Mas faz sem medo, se vc tem habilidade suficiente para trocar uma tomada da sua casa, pode tranquilo trocar o hd do seu mac...

Olá Fitinge!

Tenho medo de fazer! kkkkk Você levou em algum lugar pra substituir o Superdrive ? Ou fez por conta e risco? Será que no meu Macbook também será possível a utilização do Fusion?

Captura%20de%20Tela%202012-11-10%20a%CC%80s%2002.21.14.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pelo post. Muito bom?! Mas gostaria de um tutorial para pessoas menos familiarizadas com comandos de Terminal como eu.

Algo como um passo-a-passo explicando cada procedimento e o porque deles. Também gostaria de saber se eu posso excluir esse Apple_Boot Recovery HD 650.0 MB disk0s3 que aparece aqui na lista de do comando diskutil list do meu mac. Pensei que poderia excluí-lo pois tenho aqui o pendrive do ML 10.8.2 para futuras instalações. Obrigado pelas respostas desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por algum motivo a apple coloca esse recovery ai em todos os discos, então eu nunca mexi nisso.

Sobre o passo a passo, eu postei tudo que você precisa fazer com o passo a passo.

Mas vamos lá:

Com os 2 hds instalados corretamente no seu mac, faça o boot com o ML 10.8.2.

Quando carregar, clique no menu Utilidades / Terminal.

Agora você precisa descobri qual são os seus discos, para isso use:


diskutil list
[/CODE]

No meu caso o SSD é o disk0 e o HDD é o disk1, então agora basta criar a partição Fusion Drive dizendo quais os discos que vão participar dessa partição, no caso disk0 e disk1. Você pode escolher um nome que quiser, eu usei fitinge.

[CODE]
diskutil cs create fitinge disk0 disk1
[/CODE]

Agora você precisa pegar o logical volume group, ele aparece quando vc executa o comando anterior, mas caso precisar, basta usar:

[CODE]
diskutil cs list
[/CODE]

Agora basta criar o volume, como eu gosto de deixar tudo no padrão original, criei o volume com o nome padrão de Macintosh HD. Unica coisa que você precisa altera seria o nome do seu volume logico e o tamanho do espaço desse volume. No meu caso tenho um hd de 120gb e outro de 750gb. No print mostra que o espaço livre é de 865.8gb, então criei um volume de 860gb:

[CODE]
diskutil cs createVolume 5BF43202-B204-4EDA-A1C7-F09AA228C105 jhfs+ Macintosh\ HD 860GB
[/CODE]

E pronto!

Só encerrar o terminal e instalar o ML.

Agradeço pelo post. Muito bom?! Mas gostaria de um tutorial para pessoas menos familiarizadas com comandos de Terminal como eu.

Algo como um passo-a-passo explicando cada procedimento e o porque deles. Também gostaria de saber se eu posso excluir esse Apple_Boot Recovery HD 650.0 MB disk0s3 que aparece aqui na lista de do comando diskutil list do meu mac. Pensei que poderia excluí-lo pois tenho aqui o pendrive do ML 10.8.2 para futuras instalações. Obrigado pelas respostas desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, não tem como deixar nenhum dado. Bote o timemachine para funcionar antes... =P

Valeu pelo tutorial, eu estou querendo fazer no meu MBP mas tenho uma dúvida: quando você faz isso, ele destrói as partições e cria de novo, apagando tudo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por algum motivo a apple coloca esse recovery ai em todos os discos, então eu nunca mexi nisso.

Sobre o passo a passo, eu postei tudo que você precisa fazer com o passo a passo.

Mas vamos lá:

Com os 2 hds instalados corretamente no seu mac, faça o boot com o ML 10.8.2.

Quando carregar, clique no menu Utilidades / Terminal.

Agora você precisa descobri qual são os seus discos, para isso use:


diskutil list
[/CODE]

No meu caso o SSD é o disk0 e o HDD é o disk1, então agora basta criar a partição Fusion Drive dizendo quais os discos que vão participar dessa partição, no caso disk0 e disk1. Você pode escolher um nome que quiser, eu usei fitinge.

[CODE]
diskutil cs create fitinge disk0 disk1
[/CODE]

Agora você precisa pegar o logical volume group, ele aparece quando vc executa o comando anterior, mas caso precisar, basta usar:

[CODE]
diskutil cs list
[/CODE]

Agora basta criar o volume, como eu gosto de deixar tudo no padrão original, criei o volume com o nome padrão de Macintosh HD. Unica coisa que você precisa altera seria o nome do seu volume logico e o tamanho do espaço desse volume. No meu caso tenho um hd de 120gb e outro de 750gb. No print mostra que o espaço livre é de 865.8gb, então criei um volume de 860gb:

[CODE]
diskutil cs createVolume 5BF43202-B204-4EDA-A1C7-F09AA228C105 jhfs+ Macintosh\ HD 860GB
[/CODE]

E pronto!

Só encerrar o terminal e instalar o ML.

Muito obrigado cara. Você foi muito atencioso. Obrigado mesmo hein fera. Eu tenho um Mac com SSD mas irei fazer esse procedimento na máquina de um amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvida: no comando “diskutil cs createVolume 5BF43202-B204-4EDA-A1C7-F09AA228C105 jhfs+ Macintosh\ HD 860GB"

O nome do seu volume lógico é o 5BF...? O formato de partição deve ser digitado em minúsculas mesmo? jhfs+? O nome padrão de volume em macs, “Macintosh HD" deve ser inserido separado por \ e com espaço após a barra? É isso mesmo? Desculpe tantas perguntas, é que no meu Mac não tem como testar e no do meu amigo só quando ele comprar as peças para substituir o super drive pelo SSD, no caso dele trata-se de um MacMini modelo 2010. Creio que seja possível certo? Sabe onde podemos comprar o kit para o MacMini? Obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca notei diferença... Mas aqui dura tranquilo 7hrs trabalhando...

Mas o ssd tem um consumo bem inferior a um HD normal. Mas deve ser mais que o superdrive, já que esse acredito que só consome mesmo quando utilizado, e o ssd vai ficar ligado o tempo inteiro.

Fitinge, como ficou o consumo de bateria? Tenho vontade de adicionar um ssd no lugar do drive de dvd mas se for consumir muita bateria acho que não vou fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai depender do seu macbook...

O meu foi um dos primeiros com thunderbolt, e nele o sata do superdrive é sata2, o do hd mesmo é sata3. Então eu troquei, coloquei o ssd no lugar do principal e o hd que veio que é sata2 coloquei no lugar do superdrive.

O meu é inicio de 2011. Os final de 2011 já tem sata3 no hd principal e no superdrive.

Tem alguma diferença em botar o SSD no lugar do superdrive ou no lugar do hd normal (botando o hd no superdrive e vice versa)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...