Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Razões para NUNCA usar estabilizador



Posts Recomendados

Nunca - jamais - em qualquer hipótese use estabilizador! É um crime contra seus equipamentos. Estabilizadores são um praga que se instalou no Brasil nos anos 90, e hoje são totalmente desnecessários. São ineficientes e danosos aos equipamentos, pois como você mesmo diz você nota o estabilizador trabalhando não porque sua rede elétrica dá picos e sim porque ele tem relés! Isso mesmo: relés! Dispositivo mecânico para chaveamento do circuito que faz até barulho quando ativado!

Imagina, isto em pelo século XXI!

O uso do estabilizado prejudica a fonte dos computadores e equipamentos eletrônicos porque em troca de uma suposta "estabilidade" da tensão seus relés ficam abrindo e fechando (fazendo tlec) interrompoendo o fornecimento de energia para o computador por vários milissegundos e ainda por cima neste processo gerando picos de tensão ainda maiores!

Segue uma listinha de tópicos para ler sobre o assunto:

Você já VIU um tlec?

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Quando o nome ajuda (Estabilizador) - Quando o nome atrapalha (Filtro de Linha)

Editado por Guedes - Brasília
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, já li bastante a respeito e o problema é que da mesma forma que há argumentos favoráveis ao uso, há argumentos contra..todos eles 'embasados' de forma parecida..de qualquer forma uso uma régua com fusível pro macbookpro e um adaptador de tomada com fusível pro ps3(versão asia)

obs. uso a mais de 2 anos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu primeiro Xbox 360 era daqueles propícios às três luzes vermelhas. No dia que comprei ele comprei um estabilizador junto. Pronto, solucionado! Os constantes picos na rede brasileira que faziam tantos consoles (bloqueados, sem qualquer alteração) queimarem.

Uso apenas em meus vídeogames, mais como um filtro de linha mesmo. Já perdi coisas em queda de raios, e posso dizer que sem alguma barreira para queimar (no caso o estabilizador) o dano principal seria direto no equipamento. Imagine seu lindo Mac fritando tudo por dentro e você vai entender o que passei.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li em muito lugares que o estabilizador atrapalha e muito, principalmente para computadores, pra quem usa PC, o uso de uma fonte bivolt de qualidade é muito melhor que um estabilizador.

Hoje uso no mac uma régua com fusível também, mas como xbox 360 é 110v preciso usar o estabilizador.

E o No break, vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo fórum de eletrônico tem um tópico a respeito. O htforum, o adrenaline, o portalxbox.

No HTforum, embora não participasse, pude acompanhar um tópico muito bacana em que os usuários colocaram estabilizadores x régua x condicionadores de energia x nobreaks.

As opiniões iam de um extremo a outro, mas os nobreaks eram quase unanimidade por segurarem a energia em caso de queda. Os outros acessórios só "alteram" a corrente, mas não oferecem carga.

Por isso, eu opto por usar Nobreak, pelo simples fato de segurar energia em caso de queda. O fato dele também estabilizar, não me preocupa.

O problema, não é o aparelho que se usa, mas a qualidade da instalação eletrica. Aqui eu tenho tudo aterrado e muito bem feito. Não tenho problema algum em plugar equipamento direto na rede, pois até as tomadas são de 3 pinos com aterramento. Mas maioria das casa do Brasil não é assim. São instalações precárias e na mesma tomada vai o mac + 50 outros acessórios, incluindo secadores de cabelo, aquecedores, geladeiras, etc. Aí, nem nobreak de 10 mil reaus vai segurar a bronca.

As vezes vale muito mais a pena ir lá na caixa de força e fazer um circuito separado pra tomada que gastar uma bala em nobreaks e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não uso estabilizadores há sete anos, desde que comprei o nobreak que utilizo até hoje. A maioria dos meus equipamentos está ligado nele. O problema na minha cidade não são picos de tensão, mas as quedas repentinas, que chegam a desligar os equipamentos. Depois do nobreak, nunca mais sofri com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando os notebooks baixaram de valor, eu nunca mais usei nada disso.

Aqui em casa nós tínhamos alguns no-breaks para os equipamentos, porque moro na região metropolitana de Porto Alegre e falta luz direto.

Se o tempo tá feio, eu simplesmente desligo tudo da tomada. Fico utilizando o notebook numa boa e sem necessidade de nada mais...

Aqui em casa já caíram 4 raios. 1 deles não tínhamos para-raio, e perdemos muita coisa... reboco de diversas paredes foi pelos ares, foi realmente feia a coisa.

Hoje em dia não vejo sentido nem para no-break (só quem tem desktops, lógico) nem para estabilizador.

Aliás, mesmo computador de mesa (para mim, opinião pessoal, vendo o meu lado apenas) não serve mais. Fui tentado a comprar um iMac, mas com o preço baixo de monitores bons externos e a portabilidade dos notebooks, não vejo mais sentido também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu primeiro Xbox 360 era daqueles propícios às três luzes vermelhas. No dia que comprei ele comprei um estabilizador junto. Pronto, solucionado! Os constantes picos na rede brasileira que faziam tantos consoles (bloqueados, sem qualquer alteração) queimarem.

Uso apenas em meus vídeogames, mais como um filtro de linha mesmo. Já perdi coisas em queda de raios, e posso dizer que sem alguma barreira para queimar (no caso o estabilizador) o dano principal seria direto no equipamento. Imagine seu lindo Mac fritando tudo por dentro e você vai entender o que passei.

[]'s

Hmm tenho impressão que o problema de 3rl nunca foi causado por picos na rede ou falta de estabilizador; era superaquecimento.

Editado por rott
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm tenho impressão que o problema de 3rl nunca foi causado por picos na rede ou falta de estabilizador; era superaquecimento.

Dessa vez eu sei o que estou falando. Tenho Xbox a mais tempo que você, sou fanboy xiita da caixa X e sei porque comprei esse estabilizador.

Nem sempre você esta certo, dessa vez eu ganhei! Nem vem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se formos analisar os equipamentos dentro de uma casa que mais precisam de estabilizador são a geladeira e a máquina de lavar, pois possuem motores e muitos componentes eletromecânicos e analógicos e cujo funcionamente é totalmente dependente da tensão de entrada.

Alguém se preocupa em ligar eles no estabilizador? Claro que não. Até porque teria que ser um estabilizador mais caro que a geladeira para aguentar a potência do motor do compressor.

Por outro lado, vejo pessoas que compram o computador do milhão por mil reais e colocam um estabilizador para "proteger" o investimento. Aí compram uma TV de 3 mil reais, três vezes mais cara, tão eletrônica quanto o computador, fica ligada tanto tempo quanto e ninguém põe estabilizador na TV. E ninguém diz que teve várias TVs queimadas ao longo do tempo aí comprou estabilizador e não queimou mais.

Aliás, ninguém atribui defeito da TV a falta do estabilizador e a qualidade ruim da energia distribuída nas cidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses estabilizadores que usam reles são extremamente danosos ao seus computadores simplesmente pelo fato da saída não ser senoidal e sim uma onda quadrada cheia de ruídos.

Os nobreaks mais baratos da APC também fornecem saída quadrada quando cai a energia mas pelo menos protege os seu dados.

O melhor são os nobreaks chamados de Senoidais mas custam quase 10 vezes mais !!!

Ex.:

1. nobreak barato e bom: http://tinyurl.com/3zmyczk

2. nobreak bom e senoidal: http://tinyurl.com/6dl8wvf

Por isso muita gente opta por um portátil que de quebra vem com um nobreak embutido !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso estabilizador.

Já tive três más experiências sem ele.

Com ele, nenhuma.

Já perdi uma placa mãe de um Sony Vaio e duas MagSafe.

Em todas as ocasiões eu estava sem estabilizador.

Em uma das vezes que perdi a MagSafe, estava, inclusive, em uma viagem.

Atualmente, não ligo mais uma fonte de um notebook diretamente na tomada. Passo sempre por um estabilizador ou filtro antes.

Parei de ter problemas.

Detalhe: É muito raro eu estar em um local onde a tomada tenha o pino de aterramento.

Mais raro ainda um aterramento que realmente esteja aterrado. Talvez isso ajudasse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se estivessem a 10 anos sem usar estabilizador também nunca teriam tido problema algum. Ou a geladeira, ou televisão de vocês deral algum defeito por estarem sem estabilizador? Ou vocês colocam estabilizador na geladeira, na TV, no microondas, na máquina de lavar, no som... ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geladeiras, tvs antigas, são mais resistentes a variações.

Agora que a tv é meio "computadorizada" ficou mas sensível, geladeira é um motorzão resistente a tudo, dificilmente queima. Acho meio complicado fazer esta relação. os antigos ráidios não queimavam nem a pau. Carros antigos duram 100 anos e por ai vai.

Computadores são ultra-sensíveis, para mexer dentro deles vc deve até descarregar sua energia estática, é muito diferente de uma geladeira ou uma TV antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dizer que "estabilizadores são bons porque fulano usa há 10 anos e nunca teve problema" é só evidência anedótica, não prova nada.

Eu posso dizer que uso há 16 anos sem estabilizador e a única vez que tive problemas elétricos no computador foi quando liguei no 220v. Isso prova que estabilizadores são desnecessários? Não, é só o meu caso.

Leiam os links que o OP postou, lá estão as evidências - não em contos individuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geladeiras, tvs antigas, são mais resistentes a variações.

Agora que a tv é meio "computadorizada" ficou mas sensível, geladeira é um motorzão resistente a tudo, dificilmente queima. Acho meio complicado fazer esta relação. os antigos ráidios não queimavam nem a pau. Carros antigos duram 100 anos e por ai vai.

Computadores são ultra-sensíveis, para mexer dentro deles vc deve até descarregar sua energia estática, é muito diferente de uma geladeira ou uma TV antiga.

Não! É exatamente o contrário! Motores elétricos, como da geladeira e da máquina de lavar são muito mais sensíveis a variações de tendão do que equipamentos eletrônicos. E vivem queimando mesmo. Cada volt a mais ou a menos que chega é sentido pelo motor elétrico, que aumenta ou diminui a rotação proporcionalmente. Se a tensão da rede elétrica ficar variando muito então o motor vai ter funcionamento inadequado.

Já computadores são muito menos sensíveis a variações de energia. Tanto é que a todos os computadores de marca podem ser ligados em qualquer tensão de 100 a 250 Volts que funcionam numa boa. São chamados "bivolt automático". Isto porque não há componentes eletro-mecânicos nestes equipamentos e as fontes são transistorizadas.

No fim das contas, o estabilizador é desnecessário, dispensável e danoso as fontes na medida que as deixam sem alimentação por centenas de milissegundos quando os reles barulhentos são acionados para "estabilizar" a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...