Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fusion Drive dividido?!


Tico

Posts Recomendados

Estou planejando a compra de um iMac 27" 2017 mas antes de fechar a transação preciso saber se alguém já tentou "separar", via software, o SSD do Fusion Drive. Explico melhor: os novos iMac só têm espaço interno para um drive, seja SSD ou HDD, portanto não daria para fazer o que faço no iMac que tenho aqui e que tem espaço suficiente para 2 drives (uso o SSD como startup disk e com os aplicativos enquanto no HDD mantenho a conta de usuário e arquivos devido ao fato de que SSD não é uma boa pedida para arquivos que são frequentemente gerados e/ou modificados. Pois bem, minha curiosidade é em eu "separando" o SSD e HDD do Fusion, portanto tornando-os distintos, se eu poderia manter o mesmo processo que uso atualmente; lembrando também que o SSD deverá adotar o APFS e que, por mim pelo menos, nunca mais o Fusion será usado como foi projetado pela Apple.

Alguém já tentou algo assim? Teve algum problema? Alguma outra idéia? Sim, eu sei que o tamanho do SSD do Fusion é de 128GB e que deverá ser o suficiente para manter o MacOS e os aplicativos que uso e ainda assim ter uma folga para alguma eventualidade.

Grato pela paciência da leitura e por alguma informação que vs. queiram dividir. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Em 3/19/2018 at 12:38, Tico disse:

Estou planejando a compra de um iMac 27" 2017 mas antes de fechar a transação preciso saber se alguém já tentou "separar", via software, o SSD do Fusion Drive. Explico melhor: os novos iMac só têm espaço interno para um drive, seja SSD ou HDD, portanto não daria para fazer o que faço no iMac que tenho aqui e que tem espaço suficiente para 2 drives (uso o SSD como startup disk e com os aplicativos enquanto no HDD mantenho a conta de usuário e arquivos devido ao fato de que SSD não é uma boa pedida para arquivos que são frequentemente gerados e/ou modificados. Pois bem, minha curiosidade é em eu "separando" o SSD e HDD do Fusion, portanto tornando-os distintos, se eu poderia manter o mesmo processo que uso atualmente; lembrando também que o SSD deverá adotar o APFS e que, por mim pelo menos, nunca mais o Fusion será usado como foi projetado pela Apple.

Alguém já tentou algo assim? Teve algum problema? Alguma outra idéia? Sim, eu sei que o tamanho do SSD do Fusion é de 128GB e que deverá ser o suficiente para manter o MacOS e os aplicativos que uso e ainda assim ter uma folga para alguma eventualidade.

Grato pela paciência da leitura e por alguma informação que vs. queiram dividir. ;)

Tico, boa noite... tem até um tópico ai que o pessoal ta usando ssd em case usb 3.0 ou se achar usbc... eu tenho um Kingston em um case da intel e dou o boot por ele e trabalho com os arquivos no mac com fusion montado, parece estranho, mas uma boa saída... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, somm02. Muito obrigado pela dica. Não comentei isso antes para não alongar o texto e deixa-lo chato demais ;) , mas não me sinto à vontade com o uso de algo externo quando tenho um drive nativo à disposição e isso também por uma questão de segurança e custos mesmo porque o iMac que estou negociando é um i7 (4.2GHz).

Novamente obrigado e continuo na espera de que alguém tenha a resposta à  "separação" dos drives.  Até agora só encontrei alguns textos bem curtos, inclusive da própria Apple, afirmando que seria possível o uso dos drives em separado, mas eu esperava encontrar alguém que esteja fazendo isso há algum tempo (em especial com updates de sistema) para não correr riscos com contratempos.

[ ]s,

Editado por Tico
acréscimo de informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa Noite, estou procurando justamente sobre isso comprei um Imac 27 2017 mes passado,  ele vem com Fusion Drive 2 teras e 128 SSD -PCI, eu comprei um SSD de 2 Teras, para trocar pelo HD e deixar somente o SSD, estou com algumas duvidas andei pesquisando para usar somente o SSD terei que tirar o SSD PCI-E e o HD, oque eu gostaria de saber é se funcionaria somente trocando o HD e nao retirando o SSD PCIE, nao entendo ingles direito mas queria so confirmar isso. Pois tirando somente o HD é tranquilo eu mesmo iria fazer, agora se tiver que tirar o SSD ai ja complica tem que desmontar inteiro. Oque estou fazendo agora é usar com USB-C o SSD de 2 Teras como sistema e arquivos. fiz um clone do HD e estou usando somente assim. mas acho muito chato ficar esse cabo atras. queria fazer para deixar interno. Nao sei se conesegui me expressar direito. Mas se alguem tiver a resposta agradeceria também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...