Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SSD e HDD, melhor usar o FusionDrive ou separado?


Fellipe Henrique

Posts Recomendados

6 horas atrás, Fellipe Henrique disse:

Bom dia amigos, tenho no meu MBP um SSD 128GB e um HDD 800GB... até hoje eu sempre fiz na mão (no terminal)  um "Fusion Drive"... queria saber se pro macOS seria melhor assim, ou instalar o SO no SSD, e deixar o HDD para meus dados e etc..

 

Obrigado

O melhor seria apenas o SSD, porém se você tem muitos programas instalados, o melhor cenário é mesmo o Fusion Drive, invista também em memória RAM, quanto mais melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a única coisa que me ocorre em utilizar um fusion drive é a perda de segurança.

Sei que é grosseiramente mais rápido e conveniente a utilização de um sistema híbrido mas ,se bem me lembro, se uma das unidades zicar, todo o sistema morre. 

Mas se você tiver backup dos dados, não vejo motivo razoavel pra não usar o modo fusion drive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Fellipe Henrique disse:

Obrigado @webg3brasil

 

Na verdade acho que não tenho muitos programas, hoje tenho 103 instalados.. com tudo.. incluindo os da apple..

Mas eu poderia instalar eles no HDD ou não? Ou se eu instalar o SO no SSD, todos os aplicativos vão pro SSD ?

 

Não dá pra saber se os programas vão para o HDD ou para o SSD em Fusion Drive (pois dependendo da quantidade de GBs utilizados pelo sistema e programas), o Fusion Drive irá acelerar a abertura e encerramento dos programas, mas se estiver separado o comportamento será lento na abertura de arquivos e programas que estiverem no HDD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei:

No caso do HDD vou colocar o outro SSD.

Criando o Fusion Drive

Atenção: Criar um Fusion Drive, fará com que todo o conteúdo dos discos selecionados para a criação do Fusion Drive sejam perdidos/apagados.

Reinicie, ou ligue o Mac, mantendo a tecla “Option” pressionada.

Após o carregamento da interface, selecione a opção de menu “Utilitários” / “Terminal”.

Com o Terminal aberto, execute o comando “diskutil list“, para obter uma lista de discos disponíveis:

$diskutil list

Este comando irá listar todos os discos, volumes e dispositivos existentes no seu Mac.
Os principais, à serem observados, são os iniciais com caminhos como: dev/disk0, dev/disk1, dev/disk2, etc.
Observe que estes volumes, são os mesmos referentes aos tamanhos do seu SSD, HD, Pendrive/SD (se algum estiver conectado), etc.

Verifique o caminho dos discos que deseja “juntar” e execute o comando de criação do Fusion Drive.

$diskutil coreStorage create 'Fusion' /dev/disk0 /dev/disk1

No comando acima, defini o nome do meu novo ‘disco’ como ‘Fusion’ e juntei os meus 2 primeiros discos, os quais são respectivamente /dev/disk0 e /dev/disk1, sendo disk0 o SSD e disk1, o meu HD.

Após alguns instantes, o processo será concluído.
Observe o resultado que será impresso no Terminal.
Atente para uma das linhas finais, iniciada com: Core Storage LVG UUID:.
Anote o UUID (conteúdo após o :, com estrutura semelhante à: XXXXXX-XXX-XXX-XXXXXX), pois ele será utilizado no comando em seguida:

$diskutil coreStorage createVolume XXXXXX-XXX-XXX-XXXXXX jhfs+ 'Fusion' 100%

No comando acima, XXXXXX-XXX-XXX-XXXXXX deve ser substituído pelo UUID que você copiou do resultado de execução do comando diskutil coreStorage create ….
O restante dos parâmetros deve ser mantido como no comando original.

Novamente, após alguns instantes, o processo será concluído.
Deste ponto em diante, o seu novo volume virtual já está criado e pronto para uso.
Agora o seu Mac poderá desfrutar da velocidade do SSD e da capacidade de armazenamento do HD, tudo em um único volume.

Fonte: maiconschmitz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Rafael Fischmann alterou o título para SSD e HDD, melhor usar o FusionDrive ou separado?

No meu antigo MBP 2012 eu fazia isso. 
SSD de 240GB com sistema, programas e a biblioteca do Photos.
Coloquei o meu usuário no HDD e pronto. Nem me dei ao trabalho de fazer o Fusion Drive manualmente.

Vai do seu gosto e da sua necessidade. Particularmente se hoje eu fosse fazer novamente, faria o Fusion Drive manualmente, pra ficar com apenas um volume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD apenas é a melhor escola!  O fusiondrive é uma melhoria para os HD´s convencionais.   Se a sua prioridade for "espaço em disco" o FusionDrive seja a solução imediata em custo benefício, mas em termos globais, o SSD é a melhor escolha!  ;):1312_thumbsup_tone3:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/09/2017 at 16:30, jorge.mbarros disse:

SSD apenas é a melhor escola!  O fusiondrive é uma melhoria para os HD´s convencionais.   Se a sua prioridade for "espaço em disco" o FusionDrive seja a solução imediata em custo benefício, mas em termos globais, o SSD é a melhor escolha!  ;):1312_thumbsup_tone3:

Dai a pergunta, qual a diferença entre fazer FusionDrive ou Raid 0 com 2 SSDs de 500GB?

Qual vale mais a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Somente o SSD sempre será a melhor opção. Um de 500gb atende em muito as necessidades do dia a dia. O FusionDrive elimina a proposta de economia de energia, pois estará usando ainda o disco mecânico no Mac. Com isso estará perdendo o grande benefício de usar só SSD, que é o baixo consumo de energia e também de temperatura. O HD você pode comprar um case USB 3.0 e deixar externo para backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem trabalha com edição de vídeo e não dinheiro para SSD de grande capacidade, ai compensaria fazer Fusion.

No meu caso, como já tinha 2 SSD's de 500GB, fiz um Raid 0 para suprir a necessidade de espaço e também performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

SSD e HDD, melhor usar o FusionDrive ou separado? Ou melhor só o SSD?

Fiz um upgrade no meu iMac mid 2011 21.5” há cerca de 2 anos, trocando o HDD original de 500 GB por outro de 1 TB Seagate mais um SSD de 240 GB Kingston. Com o  Fusion Drive, o sistema “enxerga” as duas unidades como se fossem uma e a máquina ficou com a inicialização muito rápida. O problema é que o cooler fica rodando direto em alta velocidade, devido à falta do sensor térmico, e fazendo um ruído que incomoda. Já tentei contornar esse problema com o uso de aplicativos que controlam o cooler ("HDD Fan Control" e "SSD Fan Control"), mas não tive sucesso. Já pensei em comprar um HDD de 1TB que seja homologado pela Apple, mas é caro e não sei se vai resolver o problema da ventoinha, mantendo-se o SSD rodando com Fusion Drive. 

Estou pensando em desistir do Fusion Drive e ficar só com um ou dois SSD na máquina. Alguém sabe se, substituindo o HDD por um SSD de alta capacidade (tipo o de 960 GB da Kingston) no iMac mid 2011 21.5”, como fica a funcionamento da ventoinha? É necessário ser um SSD específico para essa máquina?

screenshot.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Uma pergunat meus amigos.

Tenho um Macbook pro 2010 e estou inserindo um segundo HD.

Vai ficar com SSD 120 e HD 500

Depois que eu fizer o Fusion Drive, vejo que todo o conteudo apaga, para mim não é problema pq tenho tudo no Time Machine.

Minha pergunta é:

1.quando eu instalar o iOS do zero eu tenho opção de escolher a SSD, sendo que agora os discos estão unidos, pois essa seria a primeira funcionalidade para acelerar essa máquina.

2. fusiondrive com o el captain faço os procedimentos pelo terminal, correto?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 04/09/2019 at 08:58, Anderson Carnevale disse:

Uma pergunat meus amigos.

Tenho um Macbook pro 2010 e estou inserindo um segundo HD.

Vai ficar com SSD 120 e HD 500

Depois que eu fizer o Fusion Drive, vejo que todo o conteudo apaga, para mim não é problema pq tenho tudo no Time Machine.

Minha pergunta é:

1.quando eu instalar o iOS do zero eu tenho opção de escolher a SSD, sendo que agora os discos estão unidos, pois essa seria a primeira funcionalidade para acelerar essa máquina.

2. fusiondrive com o el captain faço os procedimentos pelo terminal, correto?

 

Obrigado

 

1 - Quando fizer o FusionDrive, ele será visto como uma única unidade, vc só vai enxergar duas unidades, se separar (desfazer) o Fusion Drive;

 

2 - Sim, você faz via terminal, eu mesmo estou usando Raid 0 e no momento estou no El Capitan, sistema é bem sólido, porém sinto falta do APFS que deixa ele muito mais rápido e comparado ao HFS, a velocidade é absurda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/01/2018 at 16:57, rafarmoreira disse:

Somente o SSD sempre será a melhor opção. Um de 500gb atende em muito as necessidades do dia a dia. O FusionDrive elimina a proposta de economia de energia, pois estará usando ainda o disco mecânico no Mac. Com isso estará perdendo o grande benefício de usar só SSD, que é o baixo consumo de energia e também de temperatura. O HD você pode comprar um case USB 3.0 e deixar externo para backup.

👊👊👊

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom dia pessoal, embarcando neste tópico, tenho um iMac 2013 com fusion drive 1 tera+128 SSD, ocorre o seguinte, ele está reiniciando constantemente, eu tb rodo nele através de boot no Windows por 1 hd externo e a reinicialização não acontece, mesmo renderizando coisas complexas, qual a possibilidade de ser o fusion drive?

a mensagem de erro que aparece qd reinicializa é seu equipamento foi desligado e clica para gerar um relatório, entre em contato com o suporte que ajudou em vários procedimentos incluindo formatar de fábrica com a versão original e nada, atualizei e nada, diagnóstico Comand D e nada, disse para buscar uma assistência porém é caro e pode suar o display na retirada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...