Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual foi o melhor Mac OS já lançado?


MacBookWhite

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

Leopard 10.5 esse sim houve uma inovação (foi na época da transição dos PowerPC para os Intel), e a versão era tão estável como uma rocha (sistema bem sólido), o ano foi 2007;

Nos anos seguintes, veio o Snow Leopard (2009) que aumentou significativamente a velocidade e desempenho do mesmo, sem alterar muito sua interface.

A partir daí só perfumaria, o que deixou o sistema pesado com o tempo, iCloud e cada vez mais coisas do iOS. Sendo necessário até a troca do HDD para o formato SSD e upgrade de RAM se quiser deixar o sistema usável, se não fizer esses upgrades nos macs 2008-2012, os mesmos ficam uma carroça nesses sistemas mais atuais (a começar do Mavericks (10.9) ao High Sierra (10.13);

Sistema mais bonito que achei até hoje: El Capitan (10.11); além de melhorar muito a velocidade de utilização comparado ao Yosemite (10.10), inovou no design remetendo um ar de nostalgia e vaga lembrança dos primeiros sistemas (interface Aqua) lançado em 2001 com o Mac OS X Cheetah 10.0 e terminando no Mac OS X Tiger 10.4 (2005);

Houve inúmeras evoluções no macOS, e épocas muito boas também. Começando com os vídeos de introdução, era um show à parte, o sistema era gratuito sempre ao comprar um novo dispositivo (até o Moutain Lion), porém era vendido separadamente, a partir do Mavericks (10.9) a Apple mudou sua forma de enviar o sistema, passando a ser "gratuito", porém ao lançar uma nova versão do sistema, se você não "adquriu" (pegou na Loja) a versão anterior, não tem direito de baixar da Mac Store, ficando limitado à última versão compatível com seu sistema (versão que tiver disponível).

Hoje a Apple não está muito bem no quesito inovação, e é evidente que os concorrentes tem passado sua frente, porém não que eles estejam inovando realmente, a realidade é que a Apple parou de inovar após a morte de seu CEO, Steve Jobs, realmente ele faz muita falta e por mais que os criticos venham dizer que não, não temos um substituto à altura. Tim Cook é ótimo com vendas, números e otimizar sistemas já criados, porém não é tão bom na parte de criatividade/inovação, por isso estamos estagnados a alguns anos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu comecei a mexer com Mac lá pros adventos do Leopard mas "o primeiro Mac pra chamar de meu" só veio em 2011 quando o Mountain Lion era a versão atual.

Não tinha muito a reclamar dele mas o upgrade pro Mavericks foi, na época, um ganho bem perceptível em performance e estabilidade do sistema como um todo. Gostei mesmo de ter usado o Mavericks e relutei MUITO quando saiu o Yosemite, nem foi só pela mudança visual em si (o que, até hoje, continuo achando feio para um C$*(!ˆ$&!^ =P ) mas porque literalmente jogou no lixo toda a fluidez e estabilidade que tinha.

 

Nesse tempo eu troquei de Mac para o modelo que eu tenho atualmente, refletiu bem a diferença na performance mas o Yosemite ainda ficava a desejar. O lançamento do "El Capiroto" foi uma bomba, pra mim. Inventei de instalar no 'Dia 1', quebrou um monte de software e drivers de terceiros que eu tinha - principalmente com o bendito do "System Integrity Protection", que só veio pra dificultar a vida - e o trauma foi tanto que tive que voltar forçado pro Yosemite até que todo mundo se ajustasse/atualizasse e, desde então, só faço upgrade do OS X macOS quando se lança o último patch pra minimizar ao máximo essas dores de cabeça pós-migração. Só subi pro 'El Capiroto' no 10.11.6 e acabei de subir pro Sierra no 10.12.6.

Francamente... o Sierra não trouxe nada - NADA - de novo, pra mim. Meu sistema já tinha ficado redondinho e totalmente funcional no 'El Capiroto' e o upgrade pro Sierra só fez adicionar o ícone da Siri no meu Dock (este que, por sinal, só uso pra ficar brincando com Easter Egg de vez em nunca =P ) e cagarem deixando a Central de Notificações branca -_-'

 

Se fosse pra escolher, dentre todos os macOSes já lançados, eu ficaria com o Mavericks; se fosse pra escolher um e utilizar pro dia-a-dia HOJE (levando em conta o suporte de software de terceiros e contanto que a pessoa não tenha muita dependência com recursos específicos do iPhone/iPad/whatever...), seria o 'El Capiroto'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiger, que foi o primeiro que usei no mundo Mac. Gosto tanto do sistema que ontem comprei um LINDO mac branco 5.1 apenas pra trazer de volta esse velho sistema. Nem tudo funciona como deveria, mas no geral dá pra usar razoavelmente bem. A interface Aqua é absolutamente linda e so ícones skeuomórficos são absolutamente lindos. Com 3 gigas de memória (o máximo que se pode implantar no iMac) ele é mais rápido que a bagaceira do i5 4 gigas que eu tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novo no mundo Mac e comecei com o Mavericks. Achei o ecossistema Apple impecável e incomparavelmente melhor que o mundo dos PC's. 

Deixo o 1º lugar pro El Capitan mesmo pelos que eu usei até agora. Yosemite tirou desempenho e Sierra tem conflitos chatos com iCloud Drive 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu sei que não existe um OS perfeito mas, o Snow Leopard foi o que chegou mais próximo disso, principalmente em termos de desempenho! Me lembro bem daquela introdução assim que ligava o Mac pela primeira vez para configurar-lo, muito legal:

https://www.youtube.com/watch?v=5DSXz9xst5k

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...