Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Parafuso da tampa inferior espanou


Rod Sady

Posts Recomendados

Galera, preciso trocar a memória do meu macbook pro a1278 e um dos parafusos da tampa inferior espanou.

Levei em uma assistência autorizada e o técnico me disse que só dá para abrir quebrando. O problema é que esse parafuso espanado fica na parte preta colada por dentro da tampa.

Alguém conhece alguém que já passou por isso ou saiba quem possa ajudar???

Desde já agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, eu nao sei se alguém ja passou por essa situação aqui e tem alguma solução menos bruta.... mas qnd eu preciso tirar algum parafuso e ele está espanado e não tenho outra opção, eu faço uma bolinha bem pequena de durepox e enquanto ela estiver mole, eu marco com a ponta da chave..... qnd ele endurece eu consigo girar o parafuso.... claro, considerando que o parafuso não tenha sido apertado pelo Conan....

 

mas, como eu disse, é uma solução muito heavy metal e eu mesmo não sei se teria coragem de fazer no meu macbook.... mas, ainda assim é menos pior que ter q quebrar... no youtube não tem nenhuma alma que tenha postado algo que possa te ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu te daria duas opções:
1- Com uma microretífica e todo cuidado do mundo, desgastar a cabeça do parafuso até ela se soltar do corpo, assim consegue retirar a tampa e depois desrosquear o corpo do parafuso da máquina. Já fiz isso uma vez e deu certo.

2- Tentar com uma microretífica ou outra ferramenta criar uma fenda na cabeça espanada do parafuso, com isso poderia retirá-lo com uma chave de fenda comum. Isso eu nunca fiz, mas achei uma solução razoável quando li no Google.

Tenha muita calma e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rod Sady disse:

Valeu, galera!

Vou tentar as duas coisas, se não rolar vou serrar a tampa e comprar uma nova.

Que isso. Serrar a tampa de um macbook por causa de um parafuso? Deve ter uma solução menos drástica. Consegue postar uma foto pra gente ter uma noção? Parafuso em aparelho eletrônico não costuma ser tão difícil remover, então a idéia de desgastar a cabeça do parafuso até criar uma fenda vai atender. Complicado é qdo é motor, metal com metal, a ferrugem engripa o parafuso de um jeito q só serrando mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/12/2016 at 04:27, Rod Sady disse:

Não, cara... Infelizmente não consegui, parece até que o parafuso está colado.

Será que se eu serrar a borda da tampa eu consigo abrir o maldito???

Cara, não acho que serrar a tampa seja uma boa escolha, pode acabar danificando algum componente interno (principalmente a placa mãe, aí já era a máquina. Insista em desgastar a cabeça do parafuso até soltar do corpo, é bem menos arriscado.

Quando fiz isso eu usei uma ponta da microretífica que é tipo diamantada arredondada, se não me engano é usada para desenhos em vidro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brother, tem um produto que afrouxa parafuso. É um líquido, não lembro o nome, mas parece aqueles óleos de máquina. Usei uma vez para tirar um parafuso de um notebook. Só tem que ter cuidado para não colocar muito e sujar os componentes internos. Aliás, dependendo da localização do parafuso, talvez seja melhor nem usar, vai que...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Shrine disse:

Brother, tem um produto que afrouxa parafuso. É um líquido, não lembro o nome, mas parece aqueles óleos de máquina. Usei uma vez para tirar um parafuso de um notebook. Só tem que ter cuidado para não colocar muito e sujar os componentes internos. Aliás, dependendo da localização do parafuso, talvez seja melhor nem usar, vai que...

Você não entendeu bem o problema, ele espanou o parafuso, a questão é como soltar sem um ponto de apoio no parafuso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que o iDesign comentou, acho a melhor opção mesmo e usar a micro retífica e desgastar a cabeça do parafuso, mas lembrando que vai esquentar bem o parafuso, então vai fazendo aos poucos, esperando esfriar, para não danificar internamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, LiveSorcerer disse:

Pelo que o iDesign comentou, acho a melhor opção mesmo e usar a micro retífica e desgastar a cabeça do parafuso, mas lembrando que vai esquentar bem o parafuso, então vai fazendo aos poucos, esperando esfriar, para não danificar internamente.

Exatamente isso LiveSorcerer, esqueci de comentar isso, é preciso fazer aos poucos para não aquecer muito a peça. Valeu pela lembrança! 

Essa tática dá certo, eu já fiz num PowerBook Ti. Sim, faz um tempinho. Rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Cara to com o mesmo problema no meu MacBook Air 2014 11", so que pelo que vi na foto voce ja deu aquelas belas espancadas nesse parafuso pra sair e deu uma machucada na tampa, ai se vc quer o notebook mais bonito possivel vc quebra toda ela e compra outra, ou se tu é que nem eu, pobre e ferrado de grana, tu tem que salvar ela, e é exatamente o meu caso... O meu tem 6 parafusos espanados (e ele nunca foi aberto), a carcaça toda dele esta perfeita, como se tivesse saido da loja em 2014, eu preciso abrir ele pra checar as entradas de ar, ver se nao ta sujo e tal, coisas importantes e que devem ser feitas, e mais pra frente trocar a tela dele por causa de dois pontos de vazamento de cristal liquido (famosas bolas pretas na tela).

Alguem tem uma solução que seja garantia que não vai arranhar, danificar ou manchar a tampa inferior do meu Mac ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...