Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

gian

Posts Recomendados

Oi gente, sou usuário antigo (de mac e fórum) porem sempre fiquei mais na leitura mesmo por aqui. Porem estou com uma questão que pode ser de interesse de todos e vale compartilhar. 

Adquiri um mac novo, com sierra ja instalado, e o Filevault vem selecionado como default pra uso. 

Gostaria de opinões, se o pessoal aqui usa, recomenda, tem perda de desempenho, vale o "custo x beneficio"... 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo há anos e nunca tive problemas. É uma promessa de segurança a mais e gratuita, então eu diria que vale o custo x benefício sim.

Curiosamente o Windows também possui um "Filevault" chamado BitLocker e nele também ativei e não notei nenhuma lentidão.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 10/11/2016 at 08:14, gian disse:

Oi gente, sou usuário antigo (de mac e fórum) porem sempre fiquei mais na leitura mesmo por aqui. Porem estou com uma questão que pode ser de interesse de todos e vale compartilhar. 

Adquiri um mac novo, com sierra ja instalado, e o Filevault vem selecionado como default pra uso. 

Gostaria de opinões, se o pessoal aqui usa, recomenda, tem perda de desempenho, vale o "custo x beneficio"... 

Abraços!

Eu usava desde o Yosemite e no El Capitan. No meu MBP 15'' Retina (Final de 2013) veio o Mavericks e quando migrei e passei a usar a criptografia no Yosemite o tempo de inicialização era de 50 segundos, migrei de novo para o El Capitan e o tempo caiu pra 30 segundos. Migrando novamente pro Sierra resolvi não usar e o tempo pra iniciar ficou em 12 segundos aproximadamente. Filevault dá mais segurança, porém exige mais recursos para a inicializaçõa do macOS, recomendo deixar ativado apenas se prezar muito pela segurança caso ao contrário não ative. Detalhe: se for formatar, por tudo que você mais ama em cada centavo pago em sua máquina, não esqueça de desativar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, R2CWB disse:

Eu tenho uma dúvida...o FileVault não diminui a vida útil do ssd?

 

Eu acredito que não porque as operações de criptografia e descriptografia ocorrem na RAM. O sistema lê do SSD, descriptografa o dado, processa, criptografa e escreve.

Aliás, não precisa se preocupar com vida útil desses SSDs modernos. Eles devem durar bem mais que um HDD comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Alan Leitão disse:

Eu acredito que não porque as operações de criptografia e descriptografia ocorrem na RAM. O sistema lê do SSD, descriptografa o dado, processa, criptografa e escreve.

Aliás, não precisa se preocupar com vida útil desses SSDs modernos. Eles devem durar bem mais que um HDD comum.

Obrigado Alan, não havia habilitado ainda por receio. Vou aproveitar mais essa camada extra de segurança que a Apple oferece!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Alan Leitão disse:

Eu acredito que não porque as operações de criptografia e descriptografia ocorrem na RAM. O sistema lê do SSD, descriptografa o dado, processa, criptografa e escreve.

Aliás, não precisa se preocupar com vida útil desses SSDs modernos. Eles devem durar bem mais que um HDD comum.

Na verdade as operações de criptografar e descriptografar acontecem na CPU e na grande maioria das CPUs moderna em um bloco especializado que faz com que essas operações sejam bastante rápidas(hardware accelerated). A memória ram apenas ler do SSD os dados, para ela tanto faz se é criptografado ou não.

Resposta  Curta: A criptografia PODE sim diminuir a vida útil do SSD porém não é algo para se preocupar, você muito provavelmente já estará utilizando outro SSD quando chegar perto do fim da vida do seu atual SSD. 

Resposta completa: A vida útil do ssd( memórias flash) é medida pela a quantidade de escrita de dados que ele suporta, então alguns fabricantes para otimizar a vida útil do mesmo adiciona mecanismo para comprimir os dados antes de realmente escrever no SSD e assim prolongar a vida útil do mesmo. Acontece que quando um criptografamos um arquivo não é mais possível comprimir o mesmo, então teremos mais dados escrito no ssd e assim menor vida útil. Portanto não temos como afirmar se irá diminuir a vida útil do SSD, mas é possível que sim.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 19/11/2016 at 19:09, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Detalhe: se for formatar, por tudo que você mais ama em cada centavo pago em sua máquina, não esqueça de desativar.

pessoal, desculpa por ressucitar um tópico antigo, mas essa informação confere? se eu quiser formatar minha máquina seja pra reinstalar a mesma versão o macOS ou alguma versão diferente, preciso desabilitar o filevault antes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 08/12/2017 at 19:24, marcosfisica disse:

pessoal, desculpa por ressucitar um tópico antigo, mas essa informação confere? se eu quiser formatar minha máquina seja pra reinstalar a mesma versão o macOS ou alguma versão diferente, preciso desabilitar o filevault antes?

Sim!
Lembrando que ao desativar o File Vault você precisa esperar concluir o processo e este, só é feito quando o Mac está conectado à energia.

Você pode acompanhar o processo de decriptografia lá nos Ajustes/Filevault.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/12/2017 at 22:24, marcosfisica disse:

pessoal, desculpa por ressucitar um tópico antigo, mas essa informação confere? se eu quiser formatar minha máquina seja pra reinstalar a mesma versão o macOS ou alguma versão diferente, preciso desabilitar o filevault antes?

 

Em 04/01/2018 at 16:42, Elton Fabricio disse:

Sim!
Lembrando que ao desativar o File Vault você precisa esperar concluir o processo e este, só é feito quando o Mac está conectado à energia.

Você pode acompanhar o processo de decriptografia lá nos Ajustes/Filevault.

Não é necessário, faço manutenção dos macs da família e nunca precisei fazer isso, todos tem o Filevault ativado desde o Lion, a regra é básica,

formatar = zera tudo

até porque essa é a única solução caso você perca a senha de recuperação e não opte por guardar no icloud, não faz sentido nenhum ter que descriptografar antes algo que você vai apagar, vai pelo utilitário e manda apagar a partição e já era :)

Editado por Rique Camargo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Rique Camargo disse:

 

Não é necessário, faço manutenção dos macs da família e nunca precisei fazer isso, todos tem o Filevault ativado desde o Lion, a regra é básica,

formatar = zera tudo

até porque essa é a única solução caso você perca a senha de recuperação e não opte por guardar no icloud, não faz sentido nenhum ter que descriptografar antes algo que você vai apagar, vai pelo utilitário e manda apagar a partição e já era :)

é, também pensei isso. se bem que ainda não entendo bem como funciona o filevault. quem tiver a senha de início de sessão consegue acessar o disco normalmente. não há nenhuma senha extra de proteção, é apenas a senha de login mesmo. é isso mesmo? ou será que eu que configurei errado aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, marcosfisica disse:

é, também pensei isso. se bem que ainda não entendo bem como funciona o filevault. quem tiver a senha de início de sessão consegue acessar o disco normalmente. não há nenhuma senha extra de proteção, é apenas a senha de login mesmo. é isso mesmo? ou será que eu que configurei errado aqui?

O FileVault é um sistema que protege os dados da unidade de armazenamento cifrando os mesmos com uma chave criptográfica gerada através de uma senha inserida pelo usuário. Então a senha que permite o sistema calcular a chave criptográfica é criada pelo usuário no momento que o recurso é ativado. O sistema pergunta se você quer permitir que os logins da máquina façam a liberação de acesso da unidade criptografada, para isso ele salva a chave criptográfica em uma área específica para leitura no momento do login, ou seja, é opcional dar esse tipo de liberação e diminui a proteção do sistema uma vez que a chave precisará ser salva na unidade em uma região não criptografada para leitura. O ideal é que os logins não possam acessar a unidade e o usuário forneça a senha que gera a chave para que o sistema calcule essa chave cada vez que a unidade precisar ser desbloqueada, assim ela não fica armazenada. Esse procedimento  mais seguro claramente adiciona uma etapa extra de digitação de senha.

No que tange a formatação, basta excluir a partição que todo o conteúdo é excluído, incluindo a criptografia. Só não lembro se o utilitário de disco solicita a senha de desbloqueio da unidade para que permita a formatação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Alan Leitão disse:

O FileVault é um sistema que protege os dados da unidade de armazenamento cifrando os mesmos com uma chave criptográfica gerada através de uma senha inserida pelo usuário. Então a senha que permite o sistema calcular a chave criptográfica é criada pelo usuário no momento que o recurso é ativado. O sistema pergunta se você quer permitir que os logins da máquina façam a liberação de acesso da unidade criptografada, para isso ele salva a chave criptográfica em uma área específica para leitura no momento do login, ou seja, é opcional dar esse tipo de liberação e diminui a proteção do sistema uma vez que a chave precisará ser salva na unidade em uma região não criptografada para leitura. O ideal é que os logins não possam acessar a unidade e o usuário forneça a senha que gera a chave para que o sistema calcule essa chave cada vez que a unidade precisar ser desbloqueada, assim ela não fica armazenada. Esse procedimento  mais seguro claramente adiciona uma etapa extra de digitação de senha.

No que tange a formatação, basta excluir a partição que todo o conteúdo é excluído, incluindo a criptografia. Só não lembro se o utilitário de disco solicita a senha de desbloqueio da unidade para que permita a formatação.

ahhhh. então fui eu que configurei errado mesmo e ativei a liberação somente com a senha de login.

tem como reverter isso de maneira rápida? ou só desativando e ativando novamente o filevault?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/01/2018 at 12:43, marcosfisica disse:

ahhhh. então fui eu que configurei errado mesmo e ativei a liberação somente com a senha de login.

tem como reverter isso de maneira rápida? ou só desativando e ativando novamente o filevault?

o que você fez tá correto, o que diminui a proteção é optar por permitir que as credenciais do iCloud recuperem a chave, se deixou sem seleção tá de boas :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...