Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciante no Boot Camp


João Lucas Almeida

Posts Recomendados

Galera, estou afim de instalar o Windows em meu MacBook Air 13 para usufruir de alguns programas que eu sempre tive mas que perdi ao migrar para o OS X.

Nunca usei o Boot Camp nem nenhuma outra ferramenta para isso, então antes de sair instalando, venho tirar algumas dúvidas aqui.

1) O Windows 10 está estável ou o Windows 7 continua a melhor opção? Gostaria de testar esse novo, mas tenho receio de ser uma bomba (como foi o Vista é

e o Windows 8).

2) A performance do Windows rodando no MacBook é boa? Os drivers funcionam certinho ou pode ter problema com desempenho, vídeo, som, trackpad...?

3) Onde consigo uma imagem ISO do Windows 10?

Valeu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Vamos lá.

 

1. Pelo que vejo nos pcs e notes aqui da agência e de outros conhecidos, o Windows 10 está estável. Problemas sempre existirão com uns e outros, assim como em qualquer sistema, como o El Cap.

 

2. Usei BootCamp uma ou duas vezes, quando comprei o Mac. Depois de um tempo deixei de usar. Mas todas as vezes que usei, o desempenho foi sempre muito bom. O Windows não consegue trabalhar o gerenciamento de energia da mesma forma como o Mac trabalha, portanto o Mac ficava mais quente do que o normal, mas nada que impedisse o uso ou preocupasse. Os drivers sempre funcionaram bem. O único detalhe é que seu teclado não terá as teclas de acentuação pelo padrão do Mac, vai precisar usar o layout de teclado inglês internacional.

 

3. A melhor forma de se conseguir uma ISO do Windows 10 é no link abaixo. Vale lembrar que, ele só vai funcionar nos seguintes casos.

 

I. Você tiver o Windows 10 original

II. Você tiver uma chave / cópia do Windows 7 / 8.1 original E tiver atualizado desses sistemas. O Windows 10 gratuito é apenas quando atualizado dessas versões, não adianta tentar usar a chave do Windows 7 / 8.1 direto no 10, precisa atualizar primeiro.

 

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá.

1. Pelo que vejo nos pcs e notes aqui da agência e de outros conhecidos, o Windows 10 está estável. Problemas sempre existirão com uns e outros, assim como em qualquer sistema, como o El Cap.

2. Usei BootCamp uma ou duas vezes, quando comprei o Mac. Depois de um tempo deixei de usar. Mas todas as vezes que usei, o desempenho foi sempre muito bom. O Windows não consegue trabalhar o gerenciamento de energia da mesma forma como o Mac trabalha, portanto o Mac ficava mais quente do que o normal, mas nada que impedisse o uso ou preocupasse. Os drivers sempre funcionaram bem. O único detalhe é que seu teclado não terá as teclas de acentuação pelo padrão do Mac, vai precisar usar o layout de teclado inglês internacional.

3. A melhor forma de se conseguir uma ISO do Windows 10 é no link abaixo. Vale lembrar que, ele só vai funcionar nos seguintes casos.

I. Você tiver o Windows 10 original

II. Você tiver uma chave / cópia do Windows 7 / 8.1 original E tiver atualizado desses sistemas. O Windows 10 gratuito é apenas quando atualizado dessas versões, não adianta tentar usar a chave do Windows 7 / 8.1 direto no 10, precisa atualizar primeiro.

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO

Valeu! Sobre o teclado, eu uso o ABNT2 no Mac, então acho que no Windows vou poder usar esse mesmo padrão.

Então o caminho é instalar o Windows 7 aqui e então depois de ativado e atualizado, migrar para o Windows 10. Só que eu estou com receio de isso ocupar muito espaço, ou perder performance. Mas também a única maneira de fazer uma "instalação limpa" do W10 é comprando ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu! Sobre o teclado, eu uso o ABNT2 no Mac, então acho que no Windows vou poder usar esse mesmo padrão.

Então o caminho é instalar o Windows 7 aqui e então depois de ativado e atualizado, migrar para o Windows 10. Só que eu estou com receio de isso ocupar muito espaço, ou perder performance. Mas também a única maneira de fazer uma "instalação limpa" do W10 é comprando ele.

Não deve vir a ter problemas de espaço e/ou performance. Geralmente os bugs acontecem quando se instala por cima de um sistema que está problemático, se instalar o 7 apenas para atualizar pro 10 não deve ter problemas.

 

Não testei ainda, mas há quem diga que, após a atualização para o W10 a sua chave do 7/8.1 passa a funcionar com o W10. Mas isso precisa ser testado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deve vir a ter problemas de espaço e/ou performance. Geralmente os bugs acontecem quando se instala por cima de um sistema que está problemático, se instalar o 7 apenas para atualizar pro 10 não deve ter problemas.

Não testei ainda, mas há quem diga que, após a atualização para o W10 a sua chave do 7/8.1 passa a funcionar com o W10. Mas isso precisa ser testado.

Mais de 2 horas e meia em "Transferindo software de suporte para o Windows". Tá louco, deve ser uns 100 GB, o próprio Windows 10 que é 4 GB, baixou em 30 minutos.

* Edit:

Foi só eu postar que acabou a transferência. Agora vamos à instalação!

Editado por JoãoLucasSilva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inicie segurando o opt que aparece.

 

Sim, tentei fazer assim, mas na hora da instalação do Windows, ele diz que não pode ser instalado na partição, a mensagem aparece: "o windows não pode ser instalado neste disco. o disco selecionado está no estilo da partição gpt".  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tentei fazer assim, mas na hora da instalação do Windows, ele diz que não pode ser instalado na partição, a mensagem aparece: "o windows não pode ser instalado neste disco. o disco selecionado está no estilo da partição gpt".  :(

Esse erro aparece porque o assistente do boot camp apenas particiona o disco, a tarefa de formatar o disco fica para a instalação do Windows.

Quando chegar nessa parte da instalação do Windows, selecione a partição e embaixo da lista vai ter algo como 'opções de disco', clicando nessa opção vai aparecer a opção de formatar. Depois disso deve conseguir prosseguir com a instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse erro aparece porque o assistente do boot camp apenas particiona o disco, a tarefa de formatar o disco fica para a instalação do Windows.

Quando chegar nessa parte da instalação do Windows, selecione a partição e embaixo da lista vai ter algo como 'opções de disco', clicando nessa opção vai aparecer a opção de formatar. Depois disso deve conseguir prosseguir com a instalação.

Fiz exatamente isso, formatar a partição BOOTCAMP, mas mesmo assim dá o mesmo erro. Cheguei a excluir essa partição depois e criar uma nova com o mesmo tamanho, mas também não instalou. Pior que agora dá "erro da rede" direto. Estou tentando baixar o software de suporte manualmente pelo site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz exatamente isso, formatar a partição BOOTCAMP, mas mesmo assim dá o mesmo erro. Cheguei a excluir essa partição depois e criar uma nova com o mesmo tamanho, mas também não instalou. Pior que agora dá "erro da rede" direto. Estou tentando baixar o software de suporte manualmente pelo site.

Tu pegou a iso do Windows de 64bits né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu pegou a iso do Windows de 64bits né?

Sim, 64 bits em PT-BR.

Procurando pela internet, achei um cara que estava com o mesmo problema e resolveu assim.

- Criou o USB bootavel do Windows.

- Diminuiu a partição do Mac no Utilitário de Disco (sem usar o Assistente BootCamp), e deixou o tamanho que queria vazio, sem criar novas partições.

- Baixou o software de suporte do site da Apple manualmente e salvou em um pendrive.

- Iniciou a instalação do Windows e aí o Windows reconhece o espaço vazio "não alocado", e aí quando o instalador do Windows cria a partição, ele cria uma bem pequena e uma grande, e aí ele vai poder ser instalado.

Vou seguir esses passos e ver se dá certo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DEU CERTO! Seguinte, o Windows precisa de um espaço vazio de 127 MB na hora da instalação. O assistente de BootCamp divide o SSD em duas partes, apenas, uma para o OS X e outra para o Windows. Mas além da partição dele em NTFS, o Windows exige um espaço não-alocado bem pequeno para que seja feita a instalação, sem ele, a instalação não é iniciada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DEU CERTO! Seguinte, o Windows precisa de um espaço vazio de 127 MB na hora da instalação. O assistente de BootCamp divide o SSD em duas partes, apenas, uma para o OS X e outra para o Windows. Mas além da partição dele em NTFS, o Windows exige um espaço não-alocado bem pequeno para que seja feita a instalação, sem ele, a instalação não é iniciada.

Estranho que quando instalei o Windows 8.1 em bootcamp não precisei fazer nada disso.

 

Mas é bom saber que isso pode vir a ser um problema. 

 

Creio que nesse caso, bastaria remover a partição pela instalação do Windows e deixar ele criar essa partição. Se pá até fiz isso e não lembro. rsrsrsr

 

Só pra constar. Essa partição, que ele geralmente cria com 200mb, serve pra separar o bootloader da partição de dados e sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou gostando demais. A única coisa que sinto que não está excelente é a duração da bateria. Pelo que eu mexi um pouco, ela deve durar umas 5 horas, enquanto no OS X a bateria do MacBook Air 13 chega a durar 8, até 9 horas fácil.

Mas no geral o sistema está muito rápido e fluido, a performance está equivalente ao El Capitan, se bobear até um pouco melhor.

Ah, como no Windows eu tinha tanta coisa que adiantava minha vida: acelerador de download (Orbit, é incrível, puxa internet até de onde não tem), programa de Proxy para PS4, o Office e o AutoCAD para Windows são melhores...

Enfim, cansei de ficar com o MacBook só navegando na internet, e depender de um notebook velho toda vez que precisar de alguma ferramenta que o OS X não tem.

Obrigado pela ajuda, amigo! No final deu tudo certo, rs.

Editado por JoãoLucasSilva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, estamos aí pra isso.

 

Sobre sua experiência quanto a performance. Quando instalei o Windows 8.1 aqui, tinha apenas 4gb de ram e um HDD, a performance do Windows 8.1 era superior a do Mavericks. Na época cheguei a fazer alguns testes e notei que embora o OSX fosse mais estável, o Windows era mais leve. Pode parecer estranho, mas isso acontece de fato, o sistema leve nem sempre é estável (veja o caso do Linux) e o sistema estável, nem sempre é leve.

 

Enfim, que bom que deu certo e que está conseguindo usar seu Mac para tudo o que precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, estamos aí pra isso.

 

Sobre sua experiência quanto a performance. Quando instalei o Windows 8.1 aqui, tinha apenas 4gb de ram e um HDD, a performance do Windows 8.1 era superior a do Mavericks. Na época cheguei a fazer alguns testes e notei que embora o OSX fosse mais estável, o Windows era mais leve. Pode parecer estranho, mas isso acontece de fato, o sistema leve nem sempre é estável (veja o caso do Linux) e o sistema estável, nem sempre é leve.

 

Enfim, que bom que deu certo e que está conseguindo usar seu Mac para tudo o que precisa.

 

Notei que o MacBook fica quentinho com o Windows, o que não acontece no OS X, hahah. Por isso que a bateria vai embora bem mais rápido. O BootCamp está pedindo uma atualização de mais de 1,16 GB, com esse tamanho tem que melhorar alguma coisa, né.

 

Capturar.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A atualização do BootCamp 6 não instala de jeito nenhum, no meio do download dá erro de "assinatura inválida".

 

Só para constar no tópico, quem tiver BootCamp e mexer em alguma partição no Mac pelo Utilitário de Disco do OS X, o Windows não vai mais querer dar boot, nem iniciando com alt/option ele vai aparecer. Mesmo a partição estando lá, não inicia. Aconteceu isso comigo e eu pensei que tinha perdido meu Windows e teria que instalar tudo de novo. Mas é fácil para consertar. Se o Windows não quiser dar boot, coloque o DVD/Pendrive de instalação e ligue o Mac selecionando essa mídia, como se fosse instalar o Windows, mas ao invés de instalar, é só clicar na opção "Reparar", feito isso ele vai fazer alguns processos rápidos e reiniciar a máquina, e aí sua partição do Windows já vai estar funcionando perfeitamente de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...