Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac desligando sozinho, do nada!


PedroNovak

Posts Recomendados

Olá pessoal!

 

Estou com um problema que me parece ser sério: o meu iMac da assinatura começou a desligar simplesmente do nada, sem aviso de erro algum. Ele desliga como se tivesse sido retirado da tomada. Já chequei as temperaturas, estão normais para um iMac, já testei utiliza-lo sem absolutamente nenhum periférico conectado, já fiz o Apple Hardware Test (que não acusou nenhum erro), verifiquei o disco com o Disk Utility, enfim, não sei mais o que fazer.

Os desligamentos acontecem de forma completamente aleatória. Ontem, por exemplo, estava impossível de utiliza-lo, desligava em 10min depois de religado.

 

Alguém já teve ou sabe algo sobre esse problema? Ele já está fora da garantia, por isso enviar para uma autorizada com certeza seria inviável =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta liga-ló em outra tomada ou até mesmo trocar o cabo de força, pois como você disse o Mac não apresenta nenhuma alteração nele, dá uma olhada também nas preferencias do sistema só pra checar se esta tudo ok no menu de Energia, fazendo isso e persistindo eu tentaria formatar, e se nada resolver vai ser o jeito levar numa AT mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já testei 4 tomadas diferentes, só não testei outro cabo de força pois só possuo o original que veio com o iMac. Acabei de testar as memórias também, coloquei os 8GB originais dele (os 16GB atuais eu comprei depois), e mesmo assim ele desligou.

 

Tô ficando deprimido com isso já =(

 

Como eu disse, levar em uma AT sem dúvida é inviável pois qualquer reparo sairia uma simples fortuna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de testar o cabo de alimentação, peguei o cabo de um outro iMac. 5min ligado e ele desligou.

 

Não sei mais o que fazer, acho que já era esse iMac...comprei no início de 2011 e pretendia utiliza-lo por um bom tempo ainda..decepcionado =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma brother, estamos no mesmo barco, meu imac e meu macbook retina também estão com o mesmo problema, o mac pro já é diferente, está travando geral mesmo e quando isso acontece só reiniciando, acho que esse pau veio com a ultima public build da nossa querida Apple, já estou a anos com meu iMac e não ocorria isso antes, devem resolver nos updates

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma brother, estamos no mesmo barco, meu imac e meu macbook retina também estão com o mesmo problema, o mac pro já é diferente, está travando geral mesmo e quando isso acontece só reiniciando, acho que esse pau veio com a ultima public build da nossa querida Apple, já estou a anos com meu iMac e não ocorria isso antes, devem resolver nos updates

 Não cara, o problema aqui é nitidamente de hardware, não tem nada a ver com o OS X.

 

Eu percebo que ele perde a alimentação de energia por um mínimo espaço de tempo, e por isso desliga. Acredito que seja algo de certa forma simples, quero dizer, o computador inteiro está bom (CPU, VGA, HD, memórias, tela, etc), por isso TEM que haver uma solução pra esse problema!

Fico aqui no aguardo pra ver se alguém já passou por isso e tem uma solução para indicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso pode ser superaquecimento do processador. Talvez o ambiente que a máquina fique tenha muita poeira, isso prejudica a circulação de ar no interior do equipamento. 

Abra a máquina para fazer uma limpeza e se souber, recomendo a troca da pasta térmica também. Recomendo a MX-4 (http://www.kabum.com.br/produto/29732/arctic-cooling-pasta-termica-mx-4-4g-oraco-mx40001-bl-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera que zica é essa? Pedro como o foi dito pode ser a fonte do Mac, acho que não fica tão caro pra arrumar isso, tem hora que não tem jeito mesmo, as vezes a gente pensa que é uma coisa e acaba sendo outra, se não tem condição nenhuma de levar numa AT tenta procurar algum técnico com certificação da Apple pra ver se ele dá um jeito. Esse ano mesmo tive problemas no iMac mid 2011, fiz todos os procedimentos no hard test não acusava nada, pensei que fosse problema na GPU levei na AT ainda tinha AppleCare e quando chegou lá liguei ele não apresentava mais o problema, mesmo assim deixei por lá para que fizessem uma limpeza e tal, o Mac ficou normal durante 1 mês foi quando a USB que minha Intuos ficava ligada morreu, levei de volta a AT, tentei mostrar o problema mas pra minha minha surpresa a USB voltou a funcionar normalmente, mesmo assim deixei na AT e pedi pra que fossem feitos mais testes, então foi descoberto que a logic board estava apresentando falhas, então a Apple liberou a placa nova e em 7 dias recebi meu Mac e tudo funcionando de boa. Só pra desencargo tenta ligar ele no modo de segurança pra ver como fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso pode ser superaquecimento do processador. Talvez o ambiente que a máquina fique tenha muita poeira, isso prejudica a circulação de ar no interior do equipamento. 

Abra a máquina para fazer uma limpeza e se souber, recomendo a troca da pasta térmica também. Recomendo a MX-4 (http://www.kabum.com.br/produto/29732/arctic-cooling-pasta-termica-mx-4-4g-oraco-mx40001-bl-)

 

Eu verifiquei as temperaturas já, fiz um teste deixando a rotação dos fans em 60%, a temperatura da CPU ficou na casa dos 40 graus, GPU por aí também, enfim, a temperatura não me parece ser o problema. Ainda assim ele desligou.

 

Ontem iniciei o meu Imac no modo de segurança (ligando com a tecla SHIFT segurada), e até agora não desligou..... mas como já ficou tanto tempo sem desligar, vamos ver se continua...... 

 

Já iniciei no modo de segurança também, desligou minutos depois.

 

Galera que zica é essa? Pedro como o foi dito pode ser a fonte do Mac, acho que não fica tão caro pra arrumar isso, tem hora que não tem jeito mesmo, as vezes a gente pensa que é uma coisa e acaba sendo outra, se não tem condição nenhuma de levar numa AT tenta procurar algum técnico com certificação da Apple pra ver se ele dá um jeito. Esse ano mesmo tive problemas no iMac mid 2011, fiz todos os procedimentos no hard test não acusava nada, pensei que fosse problema na GPU levei na AT ainda tinha AppleCare e quando chegou lá liguei ele não apresentava mais o problema, mesmo assim deixei por lá para que fizessem uma limpeza e tal, o Mac ficou normal durante 1 mês foi quando a USB que minha Intuos ficava ligada morreu, levei de volta a AT, tentei mostrar o problema mas pra minha minha surpresa a USB voltou a funcionar normalmente, mesmo assim deixei na AT e pedi pra que fossem feitos mais testes, então foi descoberto que a logic board estava apresentando falhas, então a Apple liberou a placa nova e em 7 dias recebi meu Mac e tudo funcionando de boa. Só pra desencargo tenta ligar ele no modo de segurança pra ver como fica.

 

 

Fiz um outro teste aqui: deixei o brilho do monitor no mínimo, desta forma o consumo de energia do computador fica em torno de 55W (com o brilho no máximo, como eu costumo usar, fica em quase 200W). Ficou ligado por um tempo consideravelmente maior, mas ainda assim ele desligou.

Será que posso ter certeza que é a fonte mesmo? Já pesquisei os preços da fonte e vi vídeos de como troca-la, não parece ser complicado. Porém tenho medo de comprar a fonte e no fim das contas não ser esse o real problema =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu verifiquei as temperaturas já, fiz um teste deixando a rotação dos fans em 60%, a temperatura da CPU ficou na casa dos 40 graus, GPU por aí também, enfim, a temperatura não me parece ser o problema. Ainda assim ele desligou.

 

 

Já iniciei no modo de segurança também, desligou minutos depois.

 

 

 

Fiz um outro teste aqui: deixei o brilho do monitor no mínimo, desta forma o consumo de energia do computador fica em torno de 55W (com o brilho no máximo, como eu costumo usar, fica em quase 200W). Ficou ligado por um tempo consideravelmente maior, mas ainda assim ele desligou.

Será que posso ter certeza que é a fonte mesmo? Já pesquisei os preços da fonte e vi vídeos de como troca-la, não parece ser complicado. Porém tenho medo de comprar a fonte e no fim das contas não ser esse o real problema =/

Entendi. Então realmente não é superaquecimento. Como dito por outros colegas, pode ser problema na fonte de alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pedro Novak!!... faça um teste utilizando o aplicativo Smc Fan Control... ele nos trará a "prova dos 9"... faça o download dele, no site do Baixaki.com.br... geralmente quando se faz a busca no próprio site, o aplicativo não aparece.. então vá ao Google e digite: Smc Fan Control... e clique no link referente ao baixaki... Após feito o Download.. leve todos os coolers ao máximo (é isso mesmo, ao MÁXIMO)... e use-o normalmente... nas preferências ative sua auto execução... se ainda o problema persistir, inicie em modo de segurança e através do Smc novamente... deixe os coolers no máximo... Faça o teste... Aguardo seu feedback.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem certeza que ele esta desligando? ou não é a tela que não esta segurando o brilho e ai, fica preta?

 

meu MacBook que eu tenho, se colocar o brilho no maximo a tela fica toda preta do nada... mas se colocar no minimo, ele fica com a tela ligada direto ou demora mais para cair o brilho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem certeza que ele esta desligando? ou não é a tela que não esta segurando o brilho e ai, fica preta?

 

meu MacBook que eu tenho, se colocar o brilho no maximo a tela fica toda preta do nada... mas se colocar no minimo, ele fica com a tela ligada direto ou demora mais para cair o brilho.

 

Ele desliga sim, não é a tela que fica preta. Parece ser um problema que afeta muita gente, uma rápida pesquisa na internet sobre esse assunto retorna uma enorme quantidade de relatos. Porém, em nenhum eu encontrei uma solução definitiva.

 

Continua na mesma aqui. Vou pesquisar mais um pouco mas acho que vou mesmo comprar a fonte e tentar troca-la por conta própria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Acontece com o meu iMac também, parece que sempre que tento trabalhar fotos em formato RAW (no Fotos, p. ex.). O botão liga/desliga fica inativo, e só desligando e religando o cabo de força é possível religar o computador.

Será que é problema de alimentação de energia? PedroNovak, teve sucesso com a fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, troquei a fonte do meu iMac com o Anderson Shimada, que tem uma assistência técnica da Apple em SP. Não deu outra. Agora o iMac está perfeito, rodando tranquilamente e, inclusive, me parece que está aquecendo menos. Aproveitei para trocar o HD também, pois em alguns softwares de análise foram acusados alguns erros no disco.

 

Fica a dica para quem está passando pelo mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

 

Em 7/16/2015 at 18:21, PedroNovak disse:

Bom, troquei a fonte do meu iMac com o Anderson Shimada, que tem uma assistência técnica da Apple em SP. Não deu outra. Agora o iMac está perfeito, rodando tranquilamente e, inclusive, me parece que está aquecendo menos. Aproveitei para trocar o HD também, pois em alguns softwares de análise foram acusados alguns erros no disco.

 

Fica a dica para quem está passando pelo mesmo problema.

Pedro..... Vc pode me passar o contato do Anderson Shimada

Estou a mais de 1 ano com esse problema, já paguei 3200 pra trocar a placa e nada, o problema continua.....
Ficou bom por apenas 4 meses, depois voltou a desligar, fora da garantia..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 5 de setembro de 2016 at 14:34, Fábio Coelho disse:

 

Pedro..... Vc pode me passar o contato do Anderson Shimada

Estou a mais de 1 ano com esse problema, já paguei 3200 pra trocar a placa e nada, o problema continua.....
Ficou bom por apenas 4 meses, depois voltou a desligar, fora da garantia..

 

 

Fábio, sinto lhe informar mas 5 meses depois de trocar a fonte, problema retornou. Resumindo a história: vendi o iMac por preço de banana, seria melhor te-lo feito assim que começou a dar problema, pois o investimento na troca da fonte não valeu a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...