Pessoal, apenas para finalizar o assunto:
Levei em outro técnico hoje, principalmente porque o anterior havia deixado o microfone desconectado e não me respondeu mais (e fui educado). Expliquei o problema do cooler, e só com minha explicação e uma olhada no conector do cooler, ele já identificou que o problema era o próprio cooler.
O cara fez o serviço na hora, trocou o cooler, limpou a placa, trocou a pasta térmica, ligou o microfone e consertou uma tecla que estava frouxa. E fez tudo isso em minha frente, pois ele disse que achava melhor fazer na frente do cliente, mas falou que eu podia buscar mais tarde se não pudesse ficar lá.
Sobre o preço, foi muito justo e mais barato do que em muitos locais. Enfim, melhor assistência que já tive oportunidade de ser atendido em Salvador/BA. Recomendo muito, o nome é AssisTech Suporte e o técnico tem o diploma de técnico reconhecido pela Apple. Tem página deles no Facebook e eles sempre postam casos resolvidos (já recuperaram até MacBook atropelado).
Agradeço novamente a todos que me ajudaram aqui.
Obs.: Cooler funcionando perfeitamente e sendo reconhecido pelo sistema.