Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

yue

Membros
  • Total de itens

    67
  • Registrou-se em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    2

yue ganhou o dia pela última vez em 20 de janeiro

yue teve o conteúdo mais curtido!

Sobre yue

  • Data de Nascimento 06/26/1987

Informações do Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Paraná

Últimos Visitantes

2099 visualizações

Conquistas de yue

  1. Os 2 são importantes pra longevidade, me desfiz de um MacMini de 2018 ano passado com 32GB de ram porque só tinha 128GB de armazenamento. Na época em que comprei já era pouco, mas me atendia super bem, depois de um tempo não cabia mais nada, mesmo usando tudo em nuvem. No entanto, olhando hoje, não me parece que 512GB de armazenamento se tornará defasado nos próximos 5 ou 10 anos, e mesmo já tendo sofrido com falta de armazenamento, apostaria no upgrade de ram sem pensar 2 vezes.
  2. Na verdade 01/01/1970 ajustado ao nosso fuso (-3). Sistemas unix contam a data em segundos a partir dessa data (tem um artigo chamado Era Unix na Wikipedia). Algum erro na hora de formatar fez o macOS definir a hora da formação no timestamp default.
  3. Eu uso um M2 com 16GB e desenvolvo em Node e React. O meu contexto me exige trabalhar ao mesmo tempo em 3 a 4 aplicações (trabalho com uma aplicação dividida em microsserviços) e preciso ter alguns contêiner Docker rodando (bancos, message broker, etc.), além de 2 monitores 4K (uso o Mac Mini M2) que consome muito por estarem em resolução escalada. Dito isso, 16GB de RAM é bem pouco pra mim, estou sempre no limite e usando de 8 a 32GB de swap, mas mesmo assim, ainda prefiro usar o meu pessoal que o i7 de 13º geração com 32GB da empresa. Sinto que mesmo no limite da minha máquina, as coisas são mais fluídas que no Windows ou Ubuntu. Resumindo: 16GB aguenta bem, 8GB só se trabalha com aplicações bem pequenas. O gerenciamento de memória do macOS é ótimo, mas não faz milagre.
  4. Só complementando os comentários do Marcos e do Antonio, sim é perfeitamente possível usar o Pages para trabalhos acadêmicos, mas ele tem um problema que pra mim é bastante grave: falta de compatibilidade com gerenciadores de referências bibliográficas como Zotero e Mendeley. Gerenciar referências de um trabalho grande manualmente é bastante maçante e usar um gerenciador externo vai facilitar demais sua vida acadêmica, mas o Pages só tem compatibilidade com o caríssimo EndNote.
  5. É preciso levar em conta que dificilmente você chegará perto da velocidade do SSD interno utilizando um driver externo. Mas não acredito que a performance se deva ao fato de o Mini ter um SSD bastante rápido, porque por mais rápido que ele seja, não se compara as velocidades de leitura e escrita das memórias DDR 4 que, em teoria, podem alcançar picos de 25GB/s, enquanto o SSD do Mini tem cerca de 3GB/s. Parece mais ser um gerenciamento melhor da Ram. Quanto a vida útil do "disco", eu não me preocuparia, meu servidor de mídia usa bastante swap porque tem pouca Ram e está ligado full-time desde 2014. Ele tem um SSD SanDisk de entrada para o sistema operacional e está firme e forte. Pra finalizar: eu tenho dúvidas sobre comprar uma máquina hoje com apenas 8GB de Ram e sem a opção de upgrades futuros. Mesmo que a máquina seja excelente, pode limitar a vida útil no longo prazo.
  6. Bom, já apontaram bastante coisa, mas como não custa nada dar minha opinião, aqui vai: Primeiro meu background. Fui usuário de Macs por 1 década e estou no mundo Windows de volta há 6 anos. Macs são legais? Com certeza. O macOS é mais bonito e refinado? Sem sombra de dúvidas. Vai mudar a sua vida? De jeito nenhum. Vou explicar. Os Macs são máquina muito bonitas, isso é inegável, com um sistema operacional muito mais polido e consistente que o Windows, mas nada disso justifica o preço cobrado. Em outras palavras, o custo x benefício é ridículo. Mas claro, custo x benefício nem sempre é um fator decisivo para todo mundo. Além disso, os benefícios podem ser um tanto subjetivos (satisfação pessoal, reconhecimento social por estar usando uma máquina Apple, necessidade de aplicativos específicos para trabalhar, etc.), sem julgamentos. Dito isso, vamos olhar para o Windows agora. Esse vem melhorando a passos largos desde o lançamento da versão 10, e os maiores problemas que alguém pode ter está muito mais relacionado a hardware ruim (com drivers ruins) que ao software em si. Uma analogia boba que podemos fazer é com aquelas pessoas que diziam que o Android era lento e bugado, mas tendo só experimentado aparelhos ruins de entrada. O mesmo vale para máquinas Windows. Meu uso do computador, além de ver vídeos e ler notícias, é escrever (escrita acadêmica normal) e programar. Para programar eu uso a dupla WSL 2 + VS Code e é como usar um sistema Unix nativo (tirando o consumo de Ram do WSL, mas nada demais). Programar sempre será melhor num ambiente Unix do que no Windows (a menos que você esteja programando pra Windows, claro), mas o WSL veio pra suprir essa lacuna. O que eu perco não usando um Mac? AirDrop, AirPlay, Photos, alguns aplicativos nativos como o GoodNotes que uso no iPad e queria muito ter no computador. O que eu ganho não usando um Mac? Opções quase infinitas de hardware, custando sempre menos que algo equivalente do mundo Apple. Isso não quer dizer, no entanto, que nunca mais terei um Mac. Na verdade, estou aguardando pra ver como serão os novos Macs com ARM. Como disseram acima, "Mac é questão de gosto" e gosto de Macs. Mais do que de PCs Windows. Só que possuir um Mac não mudará a sua vida e você precisará sempre criar desculpas pra si mesmo para justificar o custo desse gosto. É isso, espero ter contribuído com algo.
  7. Infelizmente, não. Não temos novidades com relação a isso no beta 1.
  8. Você pode criar um script simples e fazer o agendamento por Crontab, uma ferramenta extremamente útil que o macOS herdou da base Unix. Não sei se você está familiarizado com o Terminal, mas a lógica da coisa é bem simples: 1- um script com a relação das pastas que serão copiadas (origem/destino) 2- o agendamento de quando esse script deve rodar (diariamente, semanalmente, a cada 6 horas, etc.) Esse agendamento pode rodar tanto no seu computador principal quanto num outro sistema Unix (Linux ou Mac) na rede. Pode parecer complexo se você não está habituado a usar linha de comando, mas um scrip como esse é bem simples e entender como tudo funciona pode te ser muito útil em uma série de outras tarefas. Tem muitas rotinas que repetimos diariamente que podem ser automatizadas com essa técnica. Se precisar de ajuda me envia uma mensagem em privado. Eu também utilizo uma conta de Drive ilimitado pra backup (chegando nos 40TB)
  9. Uso o K380 da Logitech e gosto bastante, tão confortável quanto os da Apple mas sem custar um rim e sem encardir com o tempo. É padrão US, tem as teclas opt e cmd, é pequeno, leve e funciona com até 3 devices. Comprei no ML. Tem o Keychron K2 que é bastante elogiado, mas a empresa não entrega no Brasil. Você precisaria de outra forma de importar. Ele tem tudo que você precisa: padrão US, teclas opt e cmd, além de ser mecânico e ter retroiluminação. https://www.keychron.com/collections/keyboard/products/keychron-k2-wireless-mechanical-keyboard?variant=31063869554777
  10. Barulho é fácil, é só comprar uma case sem ventoinha. O disco em si faz pouquíssimo ruído. E você pode esconder o HD atrás de um móvel ou embaixo da mesa preso com tiras de velcro. Todas as minhas tranqueiras como fontes, filtros de energia e etc. estão colados com velcro sob minha mesa.
  11. Mas que droga. Não funcionaria pra ti manter o HD original dentro e o de 10TB ligado via USB (usando uma case)? Não é uma solução tão elegante, infelizmente 😕 Qual o seu modelo de TC, é aquele mais baixo? Eu nem lembrava desse modelo, todos os vídeos que vi eram com o modelo torre.
  12. Acabei de ver um tutorial no YouTube e não tem nada de especial no processo. Você tem outro Mac disponível para tentar fazer a restauração do sistema do TC? Assisti um vídeo onde o cara usa um HD de 10TB formatado em APFS, mas em russo e não falo russo 😕 tenta fazer esse teste.
  13. Da mais detalhes do que você tentou fazer e como tentou: formato de arquivo que escolheu para formatar o disco; como tentou formatar ele externamente; está tentando usar o disco no TC internamente ou via USB?
  14. Disponha A troca não é algo de outro mundo, tem vídeos no YouTube mostrando o passo a passo. Da uma olhada que talvez você mesmo consiga fazer. Mas qualquer pessoa que conserte computadores pode fazer a troca pra ti. Não tenho ninguém pra te indicar em SP.
  15. Também pode ser. São discos pensados para DVRs de câmeras de vigilância. Na verdade você pode comprar qualquer disco, mas essas linhas especiais que citei (além da Surveillance) vão ter uma vida útil maior porque foram projetados para uso full time. Pode ir pelo mais barato, qualquer disco dessas linhas vai te atender mais que bem.
×
×
  • Criar Novo...